Praia Grande participa do Circuito Estadual Dialogando Segurança Alimentar

Evento ocorreu nesta terça-feira (31) e reuniu representantes de diversos Municípios do Estado

Por Maria Souza | 31/5/2022

A Baixada Santista sediou uma edição do Circuito Estadual: Dialogando Segurança Alimentar. O evento ocorreu nesta terça-feira (31), no Campus da Unifesp, e contou com representantes de diversas cidades do Estado, entre elas Praia Grande. Na pauta, discussões sobre o trabalho dos conselhos municipais de segurança alimentar e a necessidade de políticas públicas sobre o tema.

O circuito é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio da Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar. Presente na bancada, a prefeita de Praia Grande e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB), Raquel Chini, destacou que a troca de experiências sobre o tema alimentação é fundamental.

“O evento levantou discussões importantes sobre o trabalho dos conselhos municipais de segurança alimentar, a implantação de políticas públicas de alimentação e ações com o objetivo de zerar a fome. Como representante do CONDESB, reafirmo que o trabalho em conjunto dos municípios é imprescindível”.

Além de Praia Grande, participaram representantes dos Municípios de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Ubatuba, Diadema, Cotia e Embu das Artes.

Programação - O evento contou com uma série de palestras e discussões. A primeira, intitulada “Combate a insegurança alimentar no âmbito estadual, com foco na participação e controle social”, foi ministrada pela Coordenadora de Segurança Alimentar da Subsecretaria de Abastecimento, Vanuzia Teixeira, com participação da diretora-técnica do CONSEA/SP, Adriana Reis.

Em seguida, as apresentações: “Merenda escolar”, pela responsável técnica da merenda escolar da Prefeitura de Bertioga, Luciane Costa; “Os Benefícios do Consumo do Pescado”, pela pesquisadora científica do Instituto de Pesca/Apta/SAA-SP, Érika Fabiane Furlan; “Atuação do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Unifesp”, por Daniel Henrique Bandoni; “Sistema Inspeção Municipal”, pelo engenheiro do CATI Regional Santos, Hemerson Fernandes Calgaro; e “Compostagem, agricultura urbana e segurança alimentar”, ministrada pelo Agrônomo da Prefeitura de Santos, Paulo Marco de Campos Gonçalves.