Secretaria de Meio Ambiente realiza mutirão de limpeza no entorno do Rio Itinga

Ação faz parte das comemorações em razão da Semana do Meio Ambiente

Por Aline Mota | 9/6/2022

Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema), em parceria com Instituto Biopesca, realizou um Mutirão de Limpeza no entorno do Rio Itinga, no trecho da faixa de areia da praia.

“Cuidar do meio ambiente é obrigação de todos, porém sabemos que na prática não é bem assim que funciona. Nós, da Sema juntamente com o Instituto Biopesca, que é nosso parceiro, sempre que possível realizamos mutirões de limpezas em diversos locais, hoje foi a vez de dar uma atenção no entorno do Rio Itinga, e na faixa de areia daquele trecho. Contamos também com o apoio do Grupo de Voluntários Formiguinhas da Praia, do Conviver Solemar, da Associação Amigos do Distrito de Solemar, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb)”, disse a Bióloga e responsável pela Sema, Elaine dos Santos Rovati.

A triagem e pesagem dos resíduos coletados foi feita pela equipe do Instituto Biopesca, que após 30 minutos da ação, contabilizou cerca de 90 kg de lixos e micro lixos. Entre eles, destaque para tecidos, plástico e isopor. Além desses, também foram coletados borrachas, vidros, papel, mala de viagem e uma garrafa de 2 litros repleta de bitucas de cigarros.

O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.

Para o médico veterinário Rodrigo del Rio do Valle, coordenador geral do Biopesca, este tipo de ação é de extrema importância e altamente eficaz. “As ações de limpeza de rios e praias são extremamente importantes como ferramentas de conscientização ambiental e para a geração de dados que subsidiam discussões que buscam entender o problema dos resíduos sólidos nestes ambientes para encontrar soluções mais sustentáveis. A parceria entre a Sema e o Instituto Biopesca tem sido altamente eficaz nestas ações, que envolvem também a participação de toda a sociedade”.

Na sexta-feira (10), a Sema finaliza a Semana do Meio Ambiente com uma vistoria conjunta com Guarda Ambiental de Praia Grande e a Prefeitura de São Vicente nos rios da cidade, alertando sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos rios e mangues da região.

Praia Grande é uma cidade privilegiada, pois está rodeada de Unidades de Conservação, o município conta com o Parque Estadual Xixová-Japuí, Parque Estadual Serra do Mar, manguezal e Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro. Além de possuir seu extenso 22,5km praia.

A Prefeitura de Praia Grande trabalha diariamente na questão ambiental e todos os serviços municipais são executados de forma efetiva. Entre eles, destaque para a coleta seletiva, Ecopontos, fiscalização da destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), entre outros.