Melhorias urbanísticas marcam a revitalização do Canal Quietude

No total, 580 m do equipamento, que divide os bairros Quietude e Tupiry, foram beneficiados

Por Jaqueline de Marco | 10/6/2022

Para ampliar o escoamento da água da chuva, valorizar a região e ainda melhorar a mobilidade urbana, o Canal Quietude, localizado no bairro de mesmo nome, passou por obra completa de revitalização, com urbanização das laterais e fundo; além de repavimentação da via lateral (a Rua Amilcar Esteves) e construção de nova ponte no trecho. A entrega oficial dos trabalhos foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), em visita técnica ao local, que contou com a presença da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

As obras foram concentradas entre as Ruas Severino Fittipaldi e Dorival Caymmi, totalizando 580 metros. O canal fica na divisa dos Bairros Quietude e Tupiry, beneficiando a drenagem de ambos os locais. Os trabalhos contaram com a escavação das laterais, implantação e cravação de perfis metálicos e placas de concreto.

Os trabalhos contaram ainda com a execução de uma ponte de alvenaria localizada na altura da Rua Oswaldo Figueiredo, interligando os dois bairros. Além disso, foi realizada a restauração da pavimentação da Rua Amilcar Esteves com instalações de guias e sarjetas.

As mudanças impactam diretamente na vazão da água de chuva em todo o trecho, reduzindo a possibilidade de alagamentos e beneficiando diretamente às famílias residentes no seu entorno. Toda a revitalização do canal foi iniciada em 2021 e teve parte da verba obtida junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO);

Quem conheceu o canal antes das melhorias destaca a mudança do aspecto do local, como a autônoma Carolina Santana, de 28 anos. “Eu moro aqui há 20 anos e vi toda a mudança acontecer. A via e o canal ficaram muito melhores, organizados e bonitos. Gostei bastante”.

O aposentado Reinaldo Fontes, de 58 anos, explicou que ele sempre buscou junto à Prefeitura as melhorias no trecho. “É um pedido dos moradores, que foi atendido pela Administração. Foi bem executado e valorizou demais o local. Moro há mais de 50 anos em Praia Grande e vi muitas melhorias. Esse canal ficou muito bom”.

Além das mudanças físicas no canal e na via lateral, a Prefeitura também vai continuar realizando ações no local, como visitas constantes da Guarda Civil Municipal e manutenções pela Secretaria de Serviços Urbanos. “A Prefeitura está fazendo a sua parte, entregando o lugar organizado e como um dos principais equipamentos de drenagem para os dias de chuva. A próxima etapa, a pedido dos moradores, é gerenciar o espaço com os guardas, além da zeladoria pública constante. Porém, a população tem papel fundamental para que o trecho esteja sempre limpo. Contamos com a colaboração de todos”, destacou a prefeita Raquel Chini.