Equipe da SEMA visita as novas instalações da Estação de Pré-Condicionamento da Sabesp

Atividade atende as diretivas do Programa Município Verde Azul

Por Luciano Agemiro | 27/6/2022

Foto Indisponivel

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande realizou uma visita técnica com funcionários e estagiários para conhecer o funcionamento e as novas instalações da Estação de Pré-Condicionamento (EPC) da Sabesp.

O atual secretário da pasta, o engenheiro florestal e secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Martins, explica a importância de levar a equipe para conhecer o local. “É muito interessante que toda a esquipe esteja entrosada, que todos conheçam os equipamentos localizados no município. Essa é uma visita que fazemos anualmente e parte da equipe já esteve no local em algum momento, e outros ainda não. Além desse ponto, a visita também faz parte do cumprimento de uma das diretivas do programa Município Verde Azul (PMV), que é analisar a eficiência da estação, o que é coletado, descartado e quanto de resíduo é gerado”.

As EPCs têm por finalidade remover o material sólido e o flutuante no esgoto. Após a coleta, o esgoto é encaminhado para estações de Pré-condicionamento (EPC) onde passam por um gradeamento, peneiramento para remoção dos sólidos e, por último, pela cloração. Posteriormente é encaminhado através de tubulações para ser lançado no mar pelos difusores do Emissário Submarino, a uma distância segura para que a própria água salgada do mar finalize o processo de depuração.

A Estação de Pré-Condicionamento (EPC) da Sabesp que foi visitada fica no Canto do Forte e atende os bairros Canto do Forte, Guilhermina, Aviação, Boqueirão, parte do Sítio do Campo, além do Japuí, em São Vicente. A cidade conta com mais 03 estações nos bairros Caiçara, Tupi e Tupiry.

Programa Município Verde Azul - As ações do PMVA em Praia Grande são coordenadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente local. A iniciativa foi criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

Os municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.