IBGE inicia trabalho em Praia Grande com pesquisa urbanística do entorno dos domicílios

As pesquisas com entrevistas dos moradores estão previstas para o início de agosto

Por Maria Souza | 28/6/2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o trabalho do Censo Demográfico 2022 em Praia Grande. A partir desta semana, será possível encontrar supervisores do IBGE pelas ruas da Cidade em análise de características de território ou pesquisa urbanística no entorno dos domicílios. Esta etapa do trabalho não inclui as pesquisas de casa em casa, com entrevistas aos moradores, que serão realizadas por recenseadores a partir do início de agosto.

O Censo demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e o último levantamento, realizado em 2010, apontou uma população de Praia Grande em torno de 262 mil habitantes. Com base nos dados do Censo 2010, o IBGE estima que a população do Município esteja em torno de 336 mil moradores. No entanto, a realização de um novo Censo é primordial para um levantamento detalhado do crescimento exato do Município.

A pesquisa urbanística do entorno dos domicílios é feita a partir da observação da infraestrutura urbana das vias públicas. Serão verificados os seguintes quesitos de urbanização: capacidade da via, pavimentação, iluminação pública, bueiros e bocas de lobo, pontos de parada de ônibus ou van, vias sinalizadas para bicicletas, existência de calçada, obstáculos na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

A Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Planejamento, fornece suporte ao IBGE, disponibilizando locais com acesso à internet banda larga e condições de segurança para o trabalho dos técnicos do Instituto. A Cidade possui quatro postos de coleta, posicionados em locais estratégicos: Fatec (Boqueirão), Secretaria de Assuntos Institucionais (Quietude), Termina Tatico (Mirim) e ETEC Extensão Balneário Maracanã (Maracanã).

O levantamento do Censo 2022 em Praia Grande contará com 316 Recenseadores, 4 Agentes Censitários Municipais (ACM), 31 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 3 Agentes Censitários do Administrativo e de Informática (ACAI).