Prefeitura de Praia Grande cria crachá digital dos servidores públicos

Objetivo é proporcionar credibilidade aos serviços e segurança para a população

Por Maria Souza | 19/7/2022

A Prefeitura de Praia Grande implantou mais uma novidade no campo da tecnologia com o objetivo de proporcionar credibilidade aos serviços municipais e segurança para a população. A partir de agora, os crachás de identificação dos servidores municipais contam com versão digital.

O sistema de crachá digital foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com as informações existentes no banco de dados do Sistema de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (Sead). A plataforma possui dados de identificação de todos os servidores públicos e poderá ser acessada pela população através do site crachadigital.praiagrande.sp.gov.br.

A ferramenta vai ajudar na identificação de fiscais municipais, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, trabalhadores da limpeza urbana e outros servidores que atuam nas ruas.

Com a versão do crachá digital, os munícipes que precisarem receber esses servidores em suas residências terão a possibilidade de confirmar se a pessoa é de fato funcionária municipal. Uma forma de evitar que pessoas mal intencionadas usem o nome da Prefeitura.

Ao acessar o portal (crachadigital.praiagrande.sp.gov.br), basta colocar o registro funcional no teclado numérico, clicar em pesquisar e o sistema abrirá uma página com a identificação (nome completo, registro, função e foto), confirmando/validando o servidor.

Segundo a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, o crachá digital vai facilitar a identificação dos servidores públicos municipais no exercício de suas funções. “A ferramenta trará mais credibilidade para as ações da Prefeitura e facilitará o trabalho dos funcionários públicos enquanto proporcionará segurança da população, que terá a opção de confirmar se a pessoa em sua residência é de fato servidor público”.

Crachá - A Administração praia-grandense ressalta que todos os servidores devem portar, obrigatoriamente, o crachá de identificação funcional, com número de registo e foto, de modo visível, quando estiverem no exercício de suas funções. A confecção do crachá é de responsabilidade da Sead e nos casos de dano, extravio ou furto do crachá, o servidor deverá comunicar o fato imediatamente à pasta.