PG estuda regulamentação na legislação de proteção aos hidrantes dos espaços públicos

1ª Reunião para tratar o tema aconteceu nesta quinta-feira (28)

Por Maria Souza | 29/7/2022

A Prefeitura de Praia Grande promoveu uma reunião na tarde de quinta-feira (28) a fim de esclarecer detalhes sobre os hidrantes instalados nos espaços públicos da Cidade. O encontro destacou as principais questões que envolvem implantação, manutenção e a necessidade de os órgãos envolvidos estudarem uma legislação específica para proteção dos equipamentos.

Hidrante é um tipo de sistema hidráulico de segurança contra incêndio. Os equipamentos de solo são, normalmente, instalados em calçadas, pontos estratégicos das redes de distribuição, para a função de fornecer água em quantidade e com pressão satisfatória em casos de incêndios.

Participaram deste primeiro encontro, representantes da Administração Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Sabesp e dos CONSEGs (Conselho Comunitário de Segurança de Praia Grande) Norte, Centro e Sul. De acordo com o levantamento apresentado pelo Corpo de Bombeiros, a Cidade possui 41 hidrantes, mas nem todos estão aptos para funcionamento por diversos fatores.

O grupo dará continuidade nos trabalhos a fim de alinhar o tema e promover estudos para a criação de uma legislação de proteção, para que esses equipamentos sejam protegidos por lei, com regras e punição para quem tirar ou danificar sem justificativa ou reposição. Além disso, ficou definida a necessidade urgente de um estudo atualizado sobre as condições dos hidrantes da Cidade, para a possibilidade de manutenção/ reparação e, quem sabe, a instalação de novos, de acordo com a necessidade.

Conforme a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a reunião marcou o início de um trabalho muito importante. “O primeiro interesse do tema partiu dos CONSEGs, que procuraram a Seplan para mais informações. A partir daí, marcamos a reunião com outros setores competentes para discutir e buscar uma solução em conjunto”.

A instalação dos hidrantes é função do Corpo de Bombeiros. O representante da corporação de Praia Grande, o primeiro-tenente PM Edberto Oliveira de Melo, afirmou: “Apesar de o Corpo de Bombeiros ficar a linha frente, muitas vezes, não tem conhecimento de todas as áreas e, por isso, é fundamental essa interação com o Poder Público Municipal e a sociedade civil”.

A Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Praia Grande Norte, Regiane Roemer, mencionou: “O diálogo entre Poder Público e CONSEG é primordial. Nós somos a voz da sociedade e ter essa atenção e suporte da Prefeitura é muito importante. Continuaremos trabalhando o tema de forma conjunta”. Além do Conseg Norte, participaram do encontro os presidentes do Conseg Sul, Carlos Affonso Costa; e Conseg Centro, Willian Oliveira Roemer.

CONSEGs - São grupos formados por voluntários da comunidade com interesses comuns, que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação.