Sema faz vistoria em empreendimento no Caiçara

Objetivo é acompanhar plantio de compensação ambiental

3/8/2022

Por Ana Gabriela Salu

Praia Grande tem se desenvolvido num ritmo acelerado e cada vez mais vemos empreendimentos imobiliários sendo construídos na Cidade. Tendo isso em vista, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) atua para que a lei de compensação ambiental seja cumprida.

A compensação ambiental tem que ser feita por todos que possuem alguma construção na cidade e em decorrência disso precisam cortar alguma árvore. A maioria dos proprietários optam pela doação de mudas para que a Prefeitura faça o plantio na área que achar mais conveniente. Porém, um empreendimento no Bairro Caiçara se destacou pois foi o primeiro que escolheu fazer a compensação ambiental híbrida: parte com doação de mudas e parte com plantio de árvores no próprio lote construído.

A Sema acompanha o plantio dessas árvores durante 18 meses, recebendo relatórios semestrais e fazendo vistorias no local. Ao todo, os proprietários do prédio doaram 120 mudas e plantaram 20 árvores, sendo: 5 ipês amarelos, 3 goiabeiras, 2 araçás e 10 resedás. A chefe da Sessão de Programas Socioambientais e bióloga, Mariane Laurentino explica porque é importante que os proprietários façam essa compensação no próprio lote. “Para a população local é muito benéfico pois onde foram retiradas algumas árvores, logo temos a garantia de que aquela área verde será restaurada. Além de que, como contrapartida, quando eles escolhem plantar no próprio lote o número de mudas é menor pois pedimos que já sejam mais desenvolvidas”.

A sócio-proprietária da construtora, Juliana Malho, contou que escolheu plantar no próprio lote por motivos pessoais. “Eu acho que a cidade precisa mais de áreas verdes e gosto muito de espaços assim. Quando começamos a construir eu resolvi colocar em prática esse desejo pessoal. Do ponto de vista comercial também foi bom, pois as pessoas procuram cada vez mais lugares com consciência ambiental”.