Prefeitura de PG avança no trabalho de aprovação dos projetos digitais de urbanismo

Sistema vai facilitar ações relacionadas a obras particulares

Por Maria Souza | 15/8/2022

Com o objetivo de facilitar e agilizar o trabalho administrativo de todas as áreas da Prefeitura de Praia Grande, a Secretaria de Planejamento (Seplan) tem avançado no trabalho de implantação de sistemas e processos digitais. Este mês, a pasta retomou, junto à Secretaria de Urbanismo (Seurb), o trabalho para possibilitar a aprovação digital de projetos de obras particulares.

Já que o sistema de solicitação para instalação de Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), implantado no início de julho, tem sido bem utilizado tanto por servidores, quanto pelo público interessado, ele será usado como projeto piloto, com algumas adequações para atender os processos de aprovação de projetos e de execução de obras residenciais.

Conforme a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a ideia do sistema de ETR será aproveitada com todos os ajustes necessários. “Ciente de que a ferramenta virtual vai desburocratizar o trabalho de urbanismo, vamos intensificar as ações para que até o fim do ano os requerimentos de aprovação de projetos de residências unifamiliares sejam efetuados exclusivamente pela internet, tudo com muita responsabilidade do ponto de vista técnico. Será um avanço tanto para o trabalho da administração pública quanto para os munícipes interessados”.

O cadastramento de profissionais de arquitetura e engenharia de forma exclusivamente digital também faz parte dessa primeira etapa, já que é um pré-requisito para a aprovação de projetos.

O secretário de Urbanismo, Luís Fernando Félix de Paula, mencionou: “O novo sistema de projetos digitais da prefeitura de Praia Grande vai proporcionar facilidade, já que os interessados não precisarão se dirigir até o paço municipal para a solicitação, sem falar que a mudança do formato tradicional para virtual vai agilizar o trabalho dos servidores do setor”.