Iluminação pública no Bairro Imperador é ampliada

Via no Bairro Cidade da Criança também será contemplada nesta etapa dos trabalhos

Por Jaqueline de Marco | 15/8/2022

Moradores do Bairro Imperador têm motivos para comemorar: em setembro está previsto o início da instalação de novo sistema de iluminação pública no local, que contemplará as vias paralelas à Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão, nos arredores dos Conjuntos Habitacionais Imperador I e II. Melhorias semelhantes também serão realizadas no mesmo período na Rua Lucia Barana Barbosa, no Bairro Cidade da Criança. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

As vias que serão contempladas nesta nova etapa no Bairro Imperador são: Rua Pescada Amarela, Rua Bijupirá e Rua Goete. Estes locais, assim como também a Rua Lucia Barana Barbosa, receberão postes com braços de luminárias de 150W de vapor de sódio. O trabalho faz parte da segunda fase dos serviços de iluminação pública na Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas. A primeira etapa, já concluída, consistiu na substituição das luminárias de vapor de sódio por vapor metálico, ou seja, nos locais aonde já possuíam uma luminária de 100W vapor de sódio (luz amarela) e um braço médio por poste, foram substituídos por uma luminária de 250W vapor metálico (luz branca) e um braço longo, sendo que cada poste contém 2 braços longos com 1 luminária de 250W VM em cada braço.

Já esta segunda fase consiste na extensão de rede e implantação de postes nos trechos das avenidas onde já possuem rede secundária, onde não haverá a necessidade da implantação de transformadores nesses trechos pois a tensão nas linhas que alimentam as luminárias já estão de acordo com o que ela precisa para funcionar da maneira correta.

E prevista para iniciar no próximo ano, a terceira fase consiste na extensão de rede, implantação de postes e instalação de transformadores nos trechos que não possuem rede secundária, ou seja, a linha de transmissão trabalha em uma tensão elevada não podendo alimentar as luminárias, sendo necessário a instalação de transformadores na rede de transmissão, para que o mesmo possa transformar a rede de tensão primaria em rede de tensão secundária, sendo essa última opção a necessária para alimentar as luminárias.