Seurb realiza mapeamento da orla da praia com drones

Ação tem apoio da Guarda Ambiental que opera os equipamentos

25/8/2022

Ana Gabriela Salu

A Secretaria de Urbanismo (Seurb) de Praia Grande tem feito nos últimos dois meses um mapeamento completo da orla da Cidade. O estudo é realizado com o apoio da Guarda Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio de drones. Atualmente, os bairros do Forte ao Caiçara foram mapeados.

Esse levantamento está sendo realizado por conta da assinatura em 2017 do Termo de Adesão de Gestão (TAG) que passou para o Município a gestão da orla da praia que anteriormente era da União. Com isso, a Cidade se responsabiliza a cumprir uma série de exigências que foram firmadas em contrato. O descumprimento gera o rompimento do termo.

Nos três primeiros anos, a Prefeitura realizou envio de relatórios que mostravam como a orla da praia foi ocupada e utilizada durante esse período. Passada essa fase inicial, chegou o momento de fazer os diagnósticos para a realização do Plano de Gestão Integrada (PGI). O prazo para essa nova etapa foi prorrogado por causa da pandemia de COVID-19, mas as cidades participantes têm até o final deste ano para apresentar os resultados e as ações que serão executadas de agora em diante.

Para que esse levantamento fosse mais preciso, a Seurb pediu apoio à Guarda Ambiental para que os drones que já eram usados no combate a áreas de invasão e de desmatamento fossem também usados para o mapeamento da orla. As imagens feitas cobrem desde o calçadão até o mar, mostrando restaurantes, canais extravasores, ambulantes, entre outros.

Com os resultados, algumas regulamentações podem ser feitas, como: melhores locais para instalação de quadras de esportes, casamentos na praia, cerimônias religiosas. O diretor de Gestão de Patrimônio da União, Fabiano Camargo Sandoval, comentou sobre o projeto. “Para nós é muito importante que isso seja feito pois assim conseguimos ter uma noção real e atualizada de toda a extensão da nossa orla e nos proporciona condições para um melhor planejamento e ações mais efetivas”.