Praia Grande discute a instalação de antenas 5G

Secretaria de Planejamento vai regulamentar ação da iniciativa privada

2/9/2022

Por Ana Gabriela Salu

A Secretaria de Planejamento (Seplan) reuniu na quarta-feira (31) com representantes de diversas secretarias: Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb), Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Secretaria de Transportes (Setransp) e Procuradoria Geral do Município (Progem) para discutir soluções para a modernização do mobiliário urbano.

Na reunião foram apresentados exemplos de outras cidades que através do mobiliário urbano junto com o uso de novas tecnologias melhoram a disponibilidade dos serviços públicos através da conectividade, com soluções para a implantação de antenas 5G e wifi. O município espera que, para a chegada da tecnologia 5G, novos investimentos privados sejam realizados.

A ideia é regulamentar de que forma essas empresas possam explorar o mobiliário urbano, uma vez que esse tipo de antena pode ser colocado em locais no nível da rua, não necessitando de estruturas grandes como os outros tipos de antenas de telecomunicações utilizados atualmente. Dessa forma, diversos locais podem ser usados, como: placas de endereço, pontos de ônibus, banners em locais turísticos, postes de sinalização, bancas de jornal, fachadas, entre outros.

A administração pública irá regulamentar tanto o que as empresas devem oferecer em benefício da população quanto ao que poderão usufruir na Cidade.