Sema tem programação especial para o dia Municipal da Limpeza

Ação será no terceiro sábado do mês, 17 de setembro, na Praia do Forte

Por Aline Mota | 9/9/2022

A Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (SEMA), em parceria com o grupo de voluntários Formiguinhas da Praia, preparou um mutirão em comemoração ao dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, que também foi instituído “Dia Municipal da Limpeza”, em atendimento à Lei Municipal nº 1508/2010. A data é comemorada sempre no terceiro sábado do mês de setembro e, este ano, a ação será no próximo dia 17 e toda a população está convidada para participar do evento.

O Mutirão de Limpeza, em menção ao ‘DIA MUNICIPAL DA LIMPEZA’, acontecerá na faixa de areia da praia, com saída às 9h em frente à Boutique do Peixe, no Canto do Forte, fazendo o percurso pela faixa de areia até a Praça Duque de Caxias.

Interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (13) 3496-5731 ou 3496-5733, e comparecer no local e horário marcados. Importante que os participantes levem sua garrafa de água e um boné para proteger do calor.

“Vamos fazer uma caminhada retirando todos os resíduos e micro resíduos que são descartados incorretamente na faixa de areia. Essa ação visa conscientizar e orientar sobre a destinação adequada dos resíduos, mostrar que o descarte incorreto de resíduos sólidos causa degradação ambiental e uma série de outros problemas, inclusive relacionados à saúde pública”, explicou Paulo Martins, secretário Municipal de Meio Ambiente.

Após percorrer o trecho demarcado, da faixa de areia até a Praça Duque de Caxias, será feita a triagem dos materiais, pesagem e lançamento dos dados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza.

Toda a mobilização para a realização do evento será voluntária, e a SEMA conta com o apoio e participação do Instituto Biopesca, grupo de Voluntários Formiguinhas da Praia, Guarda Ambiental Municipal e da população.

Dia Mundial da Limpeza - O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une cerca de 180 países e milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar o planeta em um único dia. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram para limpar suas cidades, rios e comunidades.
O principal objetivo da ação é mobilizar a limpeza conjunta de áreas urbanas, com foco na conscientização para o descarte correto de resíduos sólidos. De forma tradicional, acontece no terceiro sábado de setembro.