Prefeitura de PG pede colaboração aos moradores para realização do Censo 2022

Dados são fundamentais para aplicação de políticas públicas

16/9/2022

O Censo Demográfico 2022 realizado pelo IBGE começou na cidade de Praia Grande em agosto e deve seguir, pelo menos, até o mês de dezembro, podendo se estender pelo início do ano de 2023. Na Cidade, uma das principais dificuldades por parte dos recenseadores é a dificuldade de conseguir acesso aos moradores, principalmente em edifícios residenciais.

Mesmo com essas dificuldades, a Prefeitura reforça a importância dos moradores receberem os recenseadores e responderem às perguntas, pois o Censo é a principal fonte de informações sobre as condições de vida dos moradores, ajudando a Administração a direcionar corretamente os recursos para as áreas que mais necessitam de investimento.

Por segurança, os munícipes devem observar se os funcionários do IBGE estão devidamente uniformizados com: colete azul marinho, grafado com a sigla IBGE e boné de mesma cor com a identificação do Censo.

Também é fundamental checar suas credenciais, através do crachá, onde constará nome completo, número da matrícula, além de RG ou CPF e QR Code que, ao ser acessado com o celular, levará ao site ‘Respondendo IBGE’, onde é possível confirmar se o agente realmente está vinculado ao instituto. O endereço do portal é ‘respondendo.ibge.gov.br’. Em caso de dúvidas ou suspeitas, o munícipe pode entrar em contato com o telefone do IBGE 0800 721-8181.

Para o morador que não puder receber o recenseador quando o mesmo passar na residência tem a opção de responder o questionário pela internet, mesmo assim é necessário conversar com o funcionário do IBGE para fornecer dados básicos como nome, telefone e email. Posteriormente, o IBGE enviará para o número fornecido ou email um link e senha para o morador acessar e responder. O munícipe terá oito dias para fazer a resposta.

No município, o trabalho do Censo é realizado por 316 recenseadores. O levantamento conta com o apoio de quatro Agentes Censitários Municipais (ACM), 31 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e três Agentes Censitários do Administrativo e de Informática (ACAI). A Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan) também presta apoio para a realização do censo fornecendo quatro pontos de coletas: Fatec (Boqueirão), Secretaria de Assuntos Institucionais (Quietude), Terminal Tatico (Mirim) e ETEC Extensão Balneário Maracanã (Maracanã). Todos os postos de coleta possuem acesso à internet banda larga e condições de segurança para o trabalho dos técnicos.