Praia Grande assina termo de cooperação para implantação de logística reversa de latas de aço

Objeto é que os resíduos recebam tratamento ambientalmente adequado

Por Aline Mota | 16/9/2022

A Prefeitura de Praia Grande é conhecida por realizar ações sustentáveis e pelo desenvolvimento de projetos e atividades que buscam conscientizar a população, empresários e demais setores da sociedade sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Seguindo está linha de atuação, a Cidade assinou o termo de cooperação para a logística reversa de latas de aço com a Prolata Recicladores e Associados, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta (Abrafati) e a Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço), entidades sem fins lucrativos deste setor.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande será a responsável pela interlocução da Cidade com os parceiros. A meta principal desta ação é estimular o retorno das embalagens de aço pós-consumo para a revalorização. Reuniões para a formatação da operação e demais ajustes de futuros projetos serão desenvolvidas nos próximos meses.

“O termo de cooperação tem por objetivo regular um sistema de logística reversa em Praia Grande para as embalagens de aço que compõem parte da fração seca dos resíduos sólidos urbanos, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor aos comerciantes, distribuidores, fabricantes e importadores. Tudo isso atendendo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Martins.

Exemplo de algum desses produtos são as embalagens de pratos prontos para o consumo, derivados de tomate, bebidas, doces e frutas em calda, derivados de leite, óleos comestíveis, conservas de peixe, ração úmida para cães e gatos, cosméticos, tintas imobiliárias, rolhas e tampas, aerossóis, entre outras.

Outro destaque deste futuro sistema de logística reversa assinado no termo de cooperação no presente termo de cooperação é a inclusão da participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores (as) de materiais reutilizáveis e recicláveis constituídas por pessoas físicas de baixa renda. Desta forma, será possível beneficiar financeiramente famílias da Cidade.

Ainda de acordo com a proposta inicial de funcionamento deste sistema, a ideia é que todas as embalagens de aço recebidas passem por tratamento ambientalmente adequado. Após esse processo, elas estarão aptas a serem recicladas pelas usinas siderúrgicas.

Serviços - Praia Grande conta com a coleta seletiva, que é realizada 30 minutos antes da coleta de lixo domiciliar. O munícipe que tiver alguns dos itens que possam ser reaproveitáveis devem separar dos orgânicos.

A coleta seletiva no Município é realizada em conjunto com as instituições de reciclagem praia-grandenses: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR) e Cooperativa de Coletores e Recicláveis de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Cooperativa).

Além da coleta seletiva, Praia Grande dispõe também de 18 unidades Ecopontos que estão distribuídas pelos bairros e que tem buscam evitar o descarte de materiais inservíveis e itens recicláveis em locais irregulares. Os locais possuem caçambas com capacidade para comportar os seguintes materiais: vidro, plástico, entilho (até 2 metros cúbicos de entulho por pessoa), metal, madeira, pilhas, óleo de cozinha usado e pneus.

Importante explicar que as unidades do Ecoponto não realizam a retirada do material. O munícipe deve levar os itens que deseja descartar até a unidade mais próximo da sua residência.