Drenagem do Esmeralda passa por manutenção com equipamentos a vácuo e de hidrojato

Melhorias mais recentes aconteceram na Rua Menotti del Picchia e arredores

Por Jaqueline de Marco | 22/9/2022

O sistema de drenagem municipal de Praia Grande passa por constantes manutenções pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e o setor vem intensificando o trabalho com a limpeza dos bueiros e tubulações que estão sendo feitas com o auxílio de maquinários especializados, como caminhões vácuo e de hidrojato. Nesta quinta-feira (22), as equipes realizaram a limpeza completa do sistema da Rua Menotti del Picchia, no Bairro Esmeralda, e arredores.

Ainda que o trabalho de melhoria na drenagem seja constante, a Prefeitura conta com o apoio da população para o bom funcionamento deste sistema, uma vez que em grande parte destes locais é encontrado lixo doméstico descartado irregularmente em áreas públicas obstruindo o sistema.

A manutenção conta com limpeza de todo sistema: iniciando com a retirada de areia e lixo no lado interno dos bueiros; depois a desobstrução da tubulação é iniciada com o caminhão vácuo, que suga resíduos a metros de distância; finalizando a limpeza com o hidrojato, que lança água na tubulação do sistema de drenagem. Na sequência, a Sesurb reforma todas tampas de concreto dos bueiros que passam pela manutenção.

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos da Sesurb, Sidinei Barbosa da Penha, o lixo descartado irregularmente em áreas públicas, muitas vezes, é carregado pela chuva e vento para o sistema de drenagem, prejudicando muito o escoamento de água nestes locais. “As manutenções são constantes, mas se a população não entender que ela tem papel essencial nessa conservação da limpeza não adianta”.