Três mil pessoas participam de importantes atividades viárias no mês de setembro em PG

Ações foram realizadas em alusão à Semana Nacional de Trânsito

Por Jaqueline de Marco | 30/9/2022

O mês de setembro foi marcado por diversas ações viárias educativas em Praia Grande, em alusão à Semana Nacional de Trânsito. Palestras, distribuição de materiais informativos, ações educativas em escolas, atividades com uso dos óculos de realidade virtual e concurso cultural estiveram entre as ações realizadas. E, ao longo de todo mês, cerca de 3 mil pessoas participaram destas atividades.

Dentre os trabalhos que mais fizeram sucesso entre o público, está o projeto Bike Legal. Moradores e turistas de Praia Grande puderam vivenciar situações reais do dia a dia do trânsito, com orientações sobre atitudes mais seguras, de forma virtual, utilizando óculos especiais. Dentro da simulação, sobre as imagens reais são inseridos ícones e elementos de animação (mixed reality), que auxiliam na compreensão das informações que tornariam o passeio mais seguro.

Os vídeos que são passados durante a ação de realidade virtual, que tem a duração de aproximadamente 3 minutos, foram captados em 360 graus, permitindo que o público possa ver o entorno quando girarem a cabeça e a experiência se torne mais real. Os óculos de realidade virtual contam com detalhes ricos, cores vibrantes, gráficos em 3D, alto-falantes incorporados ao headset, som climático e imersivo e moldagem por injeção de espuma. As mãos e gestos aparecem na realidade virtual com precisão realista e intuitiva.

As atividades foram realizadas nos finais de semana e feriado e aproximadamente 600 pessoas participaram da ação. Além disso, 800 folders informativos foram entregues durante as atividades, que apontavam a importância dos ciclistas respeitarem as regras viárias.

Também fez parte das ações o programa Operação Escola. No trabalho, os agentes de trânsito realizaram a entrega de aproximadamente 1500 panfletos informativos nas unidades educacionais de Praia Grande e realizaram orientações junto a pais, responsáveis, estudantes e funcionários das escolas. Os trabalhos aconteceram sempre no lado externo das unidades, nos horários de entrada e saída dos alunos. Durante a ação, foram realizadas também travessias seguras e controle do fluxo de veículos no local e também a visita dos mascotes do trânsito em algumas unidades. E no dia 29 de setembro, os estudantes da E.M. Elza Carvalho receberam palestra especial sobre regras de trânsito.

Concurso cultural – A escola municipal Governador Orestes Quércia, do Bairro Mirim, foi a grande vencedora do 5º Concurso Cultural de Vídeos da Setran, conquistando o bicampeonato do trabalho. Os estudantes tiveram que produzir vídeos que ilustrassem ideias para evitar acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos. O anúncio aconteceu dia 23 de setembro. Os trabalhos foram produzidos pelos estudantes do 6º ao 9º ano de escolas de Praia Grande e deveriam retratar através de peças fictícias ou cenas reais a importância do respeito às regras viárias.

Os 1º, 2º e 3º colocados receberam kits escolares e menções honrosas foram entregues ao 5º e 4º lugar. Além disso, todas as unidades escolares receberam uma placa de participação. Os vídeos vencedores serão compilados e estarão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura.

Além da escola Governador Orestes Quércia, os demais vencedores foram: EM José Julio Martins Baptista (2º lugar); EM Antônio Peres Ferreira (3º lugar); EM João Gonçalves (4º lugar) e EM Vereador Felipe Avelino de Moraes (5º lugar).

Os números comprovam o sucesso do 5º Concurso Cultural de Vídeos da Setran. A iniciativa contou com a participação de estudantes de mais de 20 escolas sediadas em Praia Grande.