Mutirão de limpeza recolhe 224 toneladas de lixo no Bairro Esmeralda

Manutenção contou também com corte de mato, limpeza de canais, entre outros

Por Jaqueline de Marco | 10/10/2022

Para manter toda a Cidade sempre limpa e organizada, Praia Grande realiza constantes mutirões de limpeza, para ao longo do ano atender todos os Bairros de Praia Grande pelo menos três vezes com essa ação. Na última sexta-feira (7), os serviços foram finalizados novamente no Bairro Esmeralda e, no total, foram recolhidas 224 toneladas de lixo. As ações contam com trabalhos como recolha de itens inservíveis e entulho de áreas públicas, varrição, corte de mato, raspagem de areia da sarjeta, pintura de guias, limpeza de canais, entre outros.

No local, funcionários da Sesurb com apoio dos reeducandos do sistema penitenciário estão atuando, realizando as melhorias em vários trechos ao mesmo tempo, com o auxílio de maquinário especializado, tratores e caminhões.

Nos mutirões, as equipes estão trabalhando de forma setorizada: a Divisão de Limpeza Urbana (Regional 1) responsável pelo trecho entre o Sítio do Campo e Nova Mirim; a Divisão de Manutenção da Orla (Regional 2) pelo trecho Canto do Forte e Mirim; e Divisão de Manutenção de Vias (Regional 4) no restante da Cidade.

As ações em esquema de mutirão complementam os trabalhos já realizados pela Sesurb no dia a dia, ampliando o atendimento prestado à população. As ações seguem planejamento de execução, e os serviços de manutenção no restante da Cidade continuam sendo realizados normalmente.

De acordo com o diretor da Divisão de Limpeza Urbana (Região 3), Marcos Rômulo Silveira Almeida, a conservação da limpeza no local depende da colaboração da própria população. “O entulho e materiais inservíveis descartados irregularmente nas vias além de causar transtornos urbanos podem ser arrastados pelas chuvas e entupir tubulações e bocas de lobo, prejudicando o escoamento de águas pluviais”, explicou.