Guarda Ambiental flagra barraco irregular no Bairro Ribeirópolis

Construção foi erguida em área congelada pela Secretaria de Habitação

19/10/2022

Foto Indisponivel

A Guarda Ambiental de Praia Grande localizou uma construção irregular erguidas em área de preservação, no Bairro Ribeirópolis. A edificação estava em “área congelada” pela Secretaria de Habitação do Município (Sehab). A construção tinha ao todo 12m² e foi demolida.

Áreas congeladas são locais invadidos, cujos moradores antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são constantemente monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.

Além de destruírem áreas de proteção ambiental, levando risco à fauna e flora locais, invasões e construções irregulares colocam em perigo as pessoas que moram nestes locais. Alagamentos, desabamentos, infecções e outros problemas podem atingir essas pessoas. Serviços como saneamento básico, saúde e Educação acabam não sendo oferecidos de forma satisfatória.

Por isso, a Cidade conta com a Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, formada por diversos setores da Administração, é responsável pelo monitoramento de áreas ocupadas irregularmente.

De acordo com o inspetor da Guarda, Fábio Marques, a atuação da Guarda Ambiental é fundamental para o plano de desocupação dos locais vulneráveis já habitados. “Buscamos a regeneração da vegetação nativa das áreas de preservação e interesse ecológico, garantido a manutenção das espécies nativas da fauna e flora, bem como o bem-estar para a comunidade do entorno”.