Programa Conviver realiza atividade para marcar Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama

Evento focaram atividades físicas em diferentes regiões da Cidade

Por Luciano Agemiro | 19/10/2022

Em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, principal data da Campanha Outubro Rosa, unidades do Programa Conviver de Praia Grande realizaram atividades nesta quarta-feira (19). No Bairro Guilhermina, uma aula especial de ginástica foi o destaque. Já no Samambaia a aula na unidade animou os participantes. Ao todo, mais de 300 pessoas se envolveram nas atividades.

Os professores de educação física das unidades Guilhermina e Boqueirão do Programa Conviver se reuniram na Praça Portugal com seus alunos e convidados para se divertir na importante data. A atividade começou com um bate papo entre os organizadores e participantes, a respeito da importância de combate ao câncer de mama.

Logo em seguida, começaram os exercícios. Inicialmente, um alongamento geral, depois atividades de movimento e por último uma grande aula de dança de salão. Todas as atividades foram voltadas ao público da Melhor Idade, porém o encontro reuniu também pessoas de outras idades.

A moradora do Boqueirão, Cléa Ferreira, de 74 anos, achou muito importante festejar a data com atividade física. “Estou sempre fazendo meus exames, inclusive já estou com a mamografia agendada. Gosto de praticar atividade física e penso ser primordial cuidar da nossa saúde”.

Residente no Bairro Tupi, Sandra Regina Carneiro, de 55 anos, gostou muito da brincadeira. “A união de todo mundo foi bem proveitosa. Sempre faço atividade física e me sinto com o resultado”.

Festejar a data dançando foi destacado pela moradora do Canto do Forte, Vera Lúcia Santinelli, de 75 anos, como uma forma marcante de debater o tema. “Isso aqui é maravilhoso, não tem preço. Gosto muito de fazer atividade física, é muito gostoso”.

Samambaia – O Conviver Samambaia realizou uma aula na unidade, reunindo os frequentadores no salão de eventos. Teve dança, ginástica, alongamento e muita festa. Cerca de 50 pessoas participaram.

Reconhecimento - Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

História - O programa Conviver foi criado há 29 anos para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem-estar e diminuíssem a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. No Conviver os idosos podem fazer exercícios físicos, praticar esporte, jogar baralho, fazer artesanato ou até aprender a usar o computador para se atualizarem das novas tecnologias.

Atualmente, há unidades nos bairros: Boqueirão, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta ligar no 3496-5038.