Em três dias, quatro pessoas são detidas por desmatamento e construções ilegais em PG

Guarda Ambiental da Cidade realizou ação especial no Bairro Ribeirópolis

25/10/2022

A Guarda Ambiental de Praia Grande impediu a instalação de barracos clandestinos na região do Bairro Ribeirópolis, entre sábado (22) e segunda-feira (24). Quatro homens foram detidos e encaminhados para a delegacia. Os flagrantes são fruto da intensificação das ações neste local, alvo constante de investidas de infratores que buscam se beneficiar ocupando áreas de preservação ambiental.

No sábado (22), duas construções foram localizadas na Avenida Maria Fernandes Stivaleti. Uma delas estava vazia e na outra o ocupante identificado como proprietário foi levado para a delegacia. No mesmo dia, em uma área de mata do bairro, um homem foi flagrado no momento em que cortava a vegetação. Com ele foram apreendidas ferramentas usadas no desmatamento. O indivíduo também foi levado à delegacia.

Já no domingo (23), o flagrante ocorreu no final da Rua Ilda Rosa Cunha. Um barraco foi erguido de forma precária no meio da região de mata. O suposto dono foi identificado e conduzido para a delegacia por crime ambiental.

Na segunda-feira (24), um homem foi detido em uma construção irregular erguida em área de mata cujo acesso é feito por meio da Rua Ilda Rosa Cunha. Em todos os casos, os crimes ambientais aconteceram em áreas consideradas “congeladas” pelo Município, que são regiões invadidas cujo os moradores mais antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são constantemente monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.

“Contamos com a colaboração dos que já ocupam a área no sentido de evitar a expansão ou adensamento do núcleo, mas muitas vezes o que vemos é o contrário e alguns colaboram para novas invasões”, explica o inspetor da Guarda Ambiental da Cidade, Fábio Marques.

A população pode ajudar denunciando invasões em toda a Cidade por meio do telefone 153, da Guarda Ambiental, ou pelo 162, o canal da Ouvidoria Municipal.

Comissão – A Prefeitura de Praia Grande conta com uma Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação. O principal objetivo é identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das famílias ocupantes. O órgão é composto por representantes das secretarias de Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), além da Procuradoria Municipal.