Estresse e autocuidado são temas de palestra para os servidores municipais

Atividade faz parte da 1º Semana do Servidor Público

26/10/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Como não deixar o estresse prejudicar a saúde e quais ferramentas de autocuidado podem ser aplicadas para conseguir lidar no dia a dia e viver melhor. Esses foram os temas da palestra sobre Outubro Rosa, realizada nesta quarta-feira (26), para os servidores da Prefeitura de Praia Grande, em mais uma atividade da 1ª Semana do Servidor Público. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e foi promovido pela Secretaria de Administração (Sead) do Município, com parceria da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

A palestra foi conduzida pela médica de família e comunidade Mariana Medawar e pela psicóloga Ana Cristina Zordan Rani Yonamine, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap. As profissionais trataram sobre as situações que geram o estresse e o quanto ele pode ser, desde que de maneira equilibrada, um fator de estímulo para fazer as tarefas do cotidiano. Mas também orientaram sobre como o estresse pode prejudicar a saúde, tanto do ponto de vista físico quanto mental.

“O estresse é uma reação do organismo, seja por questões físicas, hormonais ou até mesmo emocionais, psicológicas, a uma situação diferente. Não é uma doença. O que não pode é ter um estado constante de estresse. E isso pode ser agravado quando a pessoa não percebe o quanto o estresse está afetando o seu corpo. É muito comum numa consulta o paciente falar que está no seu limite, mas quando acontece isso é porque ele já passou há muito desse limite e às vezes nem percebeu ou não parou para observar”, afirma a médica Mariana.

Segundo a psicóloga Ana Cristina, o estresse é gerado por um fator externo ou interno que tira a pessoa do seu equilíbrio. O estressor de fonte externa pode ser as exigências profissionais, pressão do trabalho, acúmulo de tarefas, falta de dinheiro, dificuldades de relacionamento. Já o de fonte interna está relacionado ao cognitivo, às crenças, pensamentos e interpretações que as pessoas fazem diante das situações.

“Se eu tenho diversos eventos estressores e eu não consigo enfrentar, a descarga de adrenalina e cortisol no meu organismo provocado pelo estresse vai enfraquecendo meu sistema imune e essas doenças, que provavelmente estariam programadas para desenvolver, a gente começa a ter porque o corpo fica debilitado”, explica a psicóloga.

As palestrantes enfatizaram também sobre a importância de adotar ferramentas de autocuidado, promovendo saúde e combatendo os efeitos negativos do estresse. O que vale desde um sono melhor, se alimentar de maneira mais saudável, praticar atividade física, meditar, desenhar, fazer alguma atividade de lazer, ter um momento de folga para si, sem utilizar ferramentas tecnológicas como celular, computador, TV, entre outros exemplos que ajudem a desconectar das atribulações do dia a dia.

“São atividades que a gente faz para o nosso próprio benefício, elas são importantes para a gente preservar nossa vida, para promover uma saúde física e mental, ter bem-estar ou, se tiver já em alguma situação de alteração da saúde, a gente poder se cuidar para conviver melhor com aquilo que está acontecendo naquele momento”, enfatiza a psicóloga Ana Cristina.

Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, debater esse tipo de assunto entre os servidores é fundamental para incentivar os trabalhadores, que estão sempre servindo os munícipes, a cuidarem de si próprios. “O estresse é algo que muitas vezes não aparece e pode culminar em diversos problemas de saúde se não cuidarmos. É importante, portanto, atuarmos firmemente não só na dor, mas em evitá-la, por meio da prevenção. E antes de cuidar dos outros, precisamos cuidar de nós mesmos”.