Cerca de 150 imóveis do Bairro Santa Marina serão beneficiados com programa Viver Melhor

Nesta terça-feira (1), vistoria foi realizada no Núcleo Nova Leblon, no Bairro Santa Marina

Por Pedro Sbravatti | 1/11/2022

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande acerta os últimos detalhes para o desenvolvimento do programa Viver Melhor, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. Na prática, cerca de 150 imóveis do Núcleo Nova Leblon, localizado no Bairro Santa Marina, e que já foram atendidos pelo programa municipal de Regularização Fundiária da Cidade (Dono do Lote), receberão gratuitamente melhorias internas e externas.

Nesta terça-feira (1), mesmo com a chuva, uma vistoria no Santa Marina foi realizada pelas equipes técnicas da Sehab e da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano estadual). O grupo caminhou pelas ruas do Núcleo Nova Leblon, avaliou a situação de alguns imóveis e debateu o cronograma das próximas etapas e possível início das obras.

“A adesão da Prefeitura de Praia Grande ao Viver Melhor traz uma resposta positiva para a sociedade, além de melhorar a qualidade de vida dessas famílias que já foram beneficiadas com o programa municipal Dono do Lote, de regularização fundiária. Essa é mais uma conquista da prefeita Raquel Chini”, comentou o secretário de Habitação praiagrandense, Anderson Mendes, que participou da vistoria desta terça.

O Viver Melhor tem como objetivo promover a recuperação interna e externa dos domicílios. Serão realizadas melhorias nos imóveis, em aspectos de pintura, elétrica, hidráulica, com a finalidade de levar mais segurança e autoestima para os moradores. A previsão do Estado é de aplicar até R$ 15 mil em reparos por unidade. Tudo sem custos para as famílias.

“O principal objetivo desta vistoria foi verificar se essa região tem questões relacionadas a alagamentos ou riscos geotécnicos. Comprovamos que não existe nenhuma ligação com essas duas situações aqui. Ou seja, a área está liberada e daremos sequência aos trabalhos”, explicou o engenheiro fiscal da CDHU, Benaldo Melo de Souza.

Etapas - Nas próximas semanas novas etapas do processo serão colocadas em prática. Ocorrerá um trabalho de georreferenciamento, que identificará o número total de residências por lote, na sequência a área social efetuará a identificação dos imóveis e a equipe de obras levantará as necessidades de cada local. Os profissionais da Sehab atuarão de forma integrada com a da CDHU em todas essas ações.

Os moradores do Núcleo Nova Leblon serão informados sobre todas as etapas. Em breve, agentes da Sehab percorrerão a região para explicar o funcionamento do Viver Melhor no Santa Marina. Material informativo sobre o tema também deverá ser entregue para as famílias.