Seduc realiza 15º Encontro de Educação Especial e Inclusiva

Objetivo do evento é compartilhar práticas pedagógicas e propor reflexões acerca do tema

3/11/2022

Ana Gabriela Salu

A Secretaria de Educação (Seduc) promoveu o 15º Encontro de Educação Especial e Inclusiva, realizado nesta segunda (31 outubro) e nesta terça (1º de novembro). O primeiro dia de evento foi realizado nas salas de capacitação da Seduc e professores apresentaram projetos de inclusão voltados às turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, compartilhando práticas e vivências das salas de aula.

O segundo dia do evento (1º de novembro) foi realizado no Palácio das Artes (PDA) com manifestações culturais apresentadas por representantes das EMs São Francisco de Assis e Juliana Arias Rodrigues de Oliveira e logo após participaram de mesa redonda com a presença online do professor da Universidade Federal de São Paulo, Marcos Cezar de Freitas. Além disso, a mesa também foi composta por pais, professores e alunos da rede.

Para a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva, Julia Ribeiro Costa, o objetivo principal do encontro é provocar reflexões de como é entendida a deficiência. “Queremos principalmente combater esse capacitismo que existe na sociedade”. Ela também reforçou o papel da escola na sociedade e no modo como é construída a visão acerca da pessoa com deficiência. “A escola precisa ser diversa para atender a todos indistintamente e a deficiência não é limite, é característica. Queremos, através desse encontro, sensibilizar e trazer essa reflexão sobre as infinitas possibilidades das pessoas com deficiência de ocuparem todos os espaços”.