Novo Pronto-Socorro Central de Praia Grande está com obras aceleradas

Equipamento tem previsão de entrega para a segunda quinzena de janeiro de 2023

Por Aline Gomes | 16/11/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Com o ritmo das obras acelerado, o novo Pronto-Socorro Central tem previsão de entrega para a segunda quinzena de janeiro de 2023. Construído pela Prefeitura de Praia Grande, o moderno equipamento é um verdadeiro prêmio para a população da Cidade e da região, que verá ampliada a capacidade de atendimento de urgência e emergência do Município, refletindo positivamente em toda a rede municipal de saúde.

O novo equipamento está sendo implantado no antigo prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais), na Avenida Presidente Kennedy, Bairro Guilhermina. O prédio já recebeu pisos e revestimentos novos, além da instalação da rede elétrica, gases medicinais, lógica (comunicação) e hidráulica. Estão sendo feitos testes finais de iluminação, bem como a finalização da pintura e a colocação das portas. No mês que vem deverá ser realizada a parte de marcenaria, bem como começar a chegada do mobiliário e dos equipamentos para uma etapa seguinte de testes, antes da liberação da unidade.

Com instalações mais amplas e modernas, o Pronto-Socorro Central irá proporcionar um atendimento de urgência e emergência mais ágil e humanizado à população. Com isso, o Hospital Irmã Dulce, único hospital 100% SUS na Região, porta aberta (que atende demanda espontânea, sem a necessidade de que o paciente passe em outra unidade de saúde antes) e que conta com mais de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade.

“O Pronto-Socorro Central vai desafogar os serviços de pronto-atendimento realizados pelo Hospital Irmã Dulce e será um dos mais equipados, não só da região, mas do Estado. Nele vamos conseguir fazer procedimentos cirúrgicos em que a pessoa não precisa ficar muito tempo internada, em no máximo um dia ela recebe alta para casa. Já os atendimentos mais complexos seguirão com o hospital e serão ampliados. Com isso, a gente requalifica o serviço de urgência e emergência do Município, proporcionando mais acesso à população a um atendimento de maior qualidade”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Regulação – O PS Central e o hospital trabalharão integrados, com apoio de uma Regulação Municipal, que terá a missão de aprimorar o fluxo de atendimento dos pacientes, encaminhando-os, quando necessário, do Pronto-Socorro Central para o hospital. A Regulação Municipal fará ainda uma interface com a Atenção Primária à Saúde, que, por meio das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) em Praia Grande e tem como foco a qualidade de vida e a prevenção de doenças.

“O Município oferece 100% de cobertura em Estratégia de Saúde da Família a partir das Usafas, permitindo que possamos monitorar as pessoas com doenças crônicas e fazer um acompanhamento em saúde por meio de uma equipe multiprofissional. Isso é saúde preventiva, pois evita que a pessoa precise de um atendimento mais complexo, deixando o pronto-socorro e as unidades de pronto-atendimento apenas para situações de emergência”, enfatiza o secretário.

Atendimento – O Pronto-Socorro Central contará com equipamentos modernos e todos os profissionais necessários para o atendimento de urgência e emergência. São estimados entre 600 e 700 funcionários trabalhando no local. A nova unidade atenderá clínica médica, pediatria, traumatologia e ortopedia e contará com a inclusão de leitos de observação de pacientes adulto e infantil, que estarão em andares separados.

Um dos diferenciais do Pronto-Socorro Central será a instalação de uma sala odontológica para atendimentos de urgência. O equipamento contará também com duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais, que contribuirá em diminuir o tempo de espera para esse tipo de cirurgia, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.

No local poderão ser feitos exames de eletrocardiograma, raio-x e tomografia computadorizada, além de coleta de exames laboratoriais. Todos os ambientes terão computadores conectados à rede informatizada da Saúde do Município, ampliando o acesso às informações do paciente e possibilitando uma maior agilidade na assistência.

Estrutura – Uma recepção central com triagem fará o encaminhamento dos pacientes para os andares e áreas específicas, que também contarão com recepções próprias. Tudo para agilizar e direcionar o atendimento corretamente, diminuindo o tempo de espera.

O edifício possui quatro andares, e será dividido da seguinte forma: além da recepção e da triagem, o térreo terá 21 leitos de estabilização de pacientes de urgência adulto e infantil, além de dois consultórios, tomógrafo e salas de exame. O primeiro pavimento atenderá o público adulto, com duas salas com um total de 12 leitos de observação masculino e feminino, isolamento, três consultórios de clínica médica, salas de exames, de medicação, inalação e soroterapia, além das salas de sutura e de curativo.

Já o segundo andar ficará exclusivamente para o público infantil, com cinco leitos de observação, isolamento, dois consultórios de pediatria e brinquedoteca, salas de exames, de medicação, inalação e soroterapia, além das salas de sutura e de curativo e da farmácia central. O terceiro pavimento abrigará duas salas de cirurgias ambulatoriais, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), posto de coleta laboratorial, salas de descompressão e de descanso para os profissionais e refeitório.