Mais de 530 toneladas de lixo são recolhidas da orla durante limpeza no feriadão

Ação foi realizada entre os dias 12 e 15 de novembro pela Sesurb

Por Jaqueline de Marco | 17/11/2022

A limpeza e a manutenção de Praia Grande, realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), não param. Por isso, durante o trabalho realizado pelo setor no feriado prolongado de Proclamação da República, entre os dias 12 e 15 de novembro, o setor recolheu 534,95 toneladas de lixo na faixa de areia e calçadão. O trabalho contou com limpeza ao longo do dia e repasse no período noturno.

Para realizar o trabalho de forma ágil, a manutenção é setorizada e é feita pela Divisão de Limpeza Urbana (Região 1), no trecho Canto do Forte/Mirim, e pela Divisão de Limpeza Urbana (Região 3) no restante da praia, no trecho Maracanã/Solemar.

As equipes são divididas em três: a de limpeza do calçadão (com limpeza manual e com o auxílio de vassouras elétricas e caminhão varredeira), a que realiza o serviço na faixa de areia e funcionários que trabalham no apoio do serviço (entre setores administrativos, motoristas, ajudantes de caminhão e coletores de lixo recolhidos na orla).

A secretária de Serviços Urbanos, Soraia Milan, explicou que a intensificação da limpeza durante período de grande número de visitantes, como feriados prolongados e ao longo de toda temporada de verão é comum na Cidade. “Praia Grande costuma receber muitos turistas no verão e a praia é, sem dúvida, um dos destinos mais procurados. Com o trabalho de limpeza mais intenso deixamos o local mais agradável, sem incomodar os banhistas”, afirmou.

Mais ainda que a Prefeitura realize o trabalho de forma intensificada, a colaboração da população é essencial para manter a praia sempre limpa. “Ao longo de toda orla estão disponibilizadas lixeiras. Não há justificativa para o descarte de lixo na área, calçadão e mar. Contamos com a ajuda de todos para continuar mantendo Praia Grande sempre limpa e linda”, completou Milan.