Guarda Ambiental de PG localiza pássaros silvestres em cativeiro

Apreensão ocorreu na última sexta-feira (18), no Bairro Ribeirópolis

Por Ludmila Pilipavicius | 21/11/2022

Uma denúncia anônima pelo telefone 153 na última sexta-feira (18) levou equipes da Guarda Ambiental de Praia Grande a duas residências localizadas no Bairro Ribeirópolis, onde pássaros silvestres eram mantidos em cativeiro.

As duas casas ficam na Avenida Frei Vicente do Salvador e, no primeiro endereço, os guardas encontraram seis gaiolas com pássaros silvestres e o proprietário não possuía autorização para mantê-los.

No segundo endereço, o morador informou possuir apenas uma Calopsita (animal doméstico de criação/comércio permitidos). Porém, os guardas ouviram cantos de aves silvestres e constataram a manutenção em cativeiro adaptado no forro do telhado.

Por lá, havia outros 11 pássaros sem licença que também foram apreendidos. O morador ainda possuía duas armadilhas utilizadas na prática de caça.

Os pássaros foram identificados como Coleiros, Canários-da-terra, Curiós, Pássaros-pretos, Bigodinhos, Cardeal e Gaturamo e passaram por avaliação médica veterinária na Aiuká, empresa de consultoria ambiental parceira do SEPAM (Setor de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal), submetidos à avaliação que autorizou a soltura de 16 deles. Somente um não teve condições de retornar antes de ser submetido a tratamento específico e permaneceu em cativeiro.

As solturas ocorreram na manhã do sábado (19), em locais de incidência na Zona de Transição do Parque Estadual Serra do Mar e Parque Municipal Ézio Dall’acqua, o Portinho.

Dois dos pássaros apreendidos possuíam anilhas de identificação adulteradas. As anilhas foram removidas e destruídas. A multa em desfavor dos autores será majorada partindo de 17 mil reais com o agravante de maus tratos devido ao ambiente insalubre e alimentação precária.