Melhorias no Canal Imperador avançam e obras devem ser entregues nas próximas semanas

Equipamento está recebendo revestimento com estruturas de concreto

Por Jaqueline de Marco | 24/11/2022

O Canal Imperador I, importante equipamento de drenagem do Bairro Melvi, está com as obras de urbanização em ritmo acelerado. O local está sendo retificado e revestido com estruturas de concreto e a previsão é que as melhorias sejam finalizadas já nas próximas semanas. O objetivo da obra é ampliar a capacidade de vazão do canal, melhorando o escoamento da água de chuva nos arredores, além de valorizar todo o entorno.

No total, estão sendo beneficiados 830 metros de extensão do canal, que contempla ainda o recapeamento de trecho da Rua Milton de Oliveira. Complementando os trabalhos, as duas antigas passagens de veículos existentes no local serão substituídas por novos equipamentos. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria de Obras Públicas de Praia Grande, através de convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Para o revestimento do canal estão sendo utilizados gabiões do tipo colchão, que farão a estabilização de paredes do canal, antes sem revestimento. A técnica consiste na utilização de estruturas metálicas em formato de gaiola, feitas com telas de aço e que serão preenchidas com pedras britadas, formando a estrutura de contenção. Os gabiões são subdivididos em celas, cuja função é fortalecer a estrutura e facilitar as operações de enchimento.

O subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Atila Csobi, explicou que técnica semelhante foi utilizada em outro canal do Bairro Melvi, o Miami Paulista, atendendo plenamente ao objetivo. “Há importantes vantagens nesse tipo de revestimento: sua estrutura é flexível, o que permite que o muro sofra recalques diferenciais sem que o talude perca estabilidade. Outro importante ponto positivo deste sistema é permeabilidade: os espaços vazios deixados pela acomodação das pedras permitem que a água presente no talude escoe ocorrendo a drenagem necessária para que não ocorra seu enfraquecimento”, ressaltou.

Para a construção das novas passagens de veículos estão sendo utilizadas aduelas de concreto armado. Este equipamento permite a passagem das águas, eliminando qualquer tipo de bloqueio ou estreitamento da vazão no local.