Dupla é detida pela Guarda Civil de Praia Grande após furtar unidade social

Ação foi flagrada pelas câmeras da unidade, que fica no Bairro Quietude

Por Ludmila Pilipavicius | 29/11/2022

Foto Indisponivel

A integração entre as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e os operadores do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) resultou na prisão de dois homens na madrugada desta terça-feira (29), no Bairro Quietude, em Praia Grande. Ao longo dos últimos anos, a tecnologia tem se mostrado uma importante ferramenta na redução dos índices criminais da Cidade.

Por volta das 23h30, um dos operadores do Cicoe notou a movimentação de uma pessoa pulando um dos muros do PIC Quietude e imediatamente acionou as viaturas para que se dirigissem ao local para averiguar a situação. Enquanto, as equipes chegavam, no Cicoe os operadores continuavam monitorando as imagens do local inclusive para informar o que acontecia em tempo real.

Logo as viaturas chegaram na unidade e conseguiram deter dois homens na Rua Luis Conserino, carregando um bebedouro levado da unidade.

A dupla recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Central de Polícia Judiciária (CPJ) onde o delegado de plantão registrou a ocorrência.

Em Praia Grande, todas as unidades de saúde, de ensino e sociais são monitoradas por câmeras. Vale lembrar que, atualmente, a Cidade já ultrapassou a marca de 3.200 equipamentos instalados em diversos pontos, além dos prédios públicos, auxiliando significativamente as equipes da GCM. Isso porque com as câmeras é possível realizar as chamadas “rondas virtuais” pelas unidades, sem que as equipes precisem necessariamente ingressar em cada uma delas.

A previsão da Administração Municipal é chegar em 4 mil câmeras distribuídas em diversos pontos da Cidade até o final de 2024.

Atuação - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta atualmente com cerca de 390 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças aos constantes investimentos em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).

Um novo concurso para ampliar o efetivo da GCM está em andamento e no início do próximo ano mais 170 guardas passarão a integrar a corporação. O aumento do efetivo e os investimentos em equipamentos, como as câmeras de monitoramento e softwares, fazem parte do plano de governo da prefeita Raquel Chini.