EM Franco Montoro promove manhã de autógrafos com estudantes

Alunos de cinco turmas do 5º ano do Ensino Fundamental participam da ação

Por Daniel Elias | 6/12/2022

Ao longo do ano, as escolas municipais de Praia Grande desenvolvem ações com objetivo de fomentar a prática da escrita e da leitura. Na manhã desta terça-feira (6), a EM Governador Franco Montoro realizou a conclusão do projeto executado com 126 alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes se tornaram escritores e participaram da manhã de autógrafos que ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, situado no Bairro Mirim.

O projeto aconteceu ao longo do ano pelas professoras das cinco turmas envolvidas. Cada aluno ficou responsável em produzir a texto e realizar os desenhos que ilustram a obra literária. Os pais também tiveram a participação garantida na produção do livro ao escreverem a biografia e escolherem a foto do autor. Todo o processo foi acompanhado pelos docentes que corrigiram as redações e orientaram as crianças em cada etapa.

Entre os alunos envolvidos, a estudante Emilly vivia a expectativa de participar da manhã de autógrafos. Com a sua obra literária em mãos, a jovem estava radiante em poder compartilhar com a família a história escrita por ela. “Foi incrível viver esse momento. Quando escrevemos um livro parece que estamos descobrindo um mundo. E poder dividir isso com os meus pais e familiares é ainda mais especial”.

A ideia de incentivar os alunos a escreverem o próprio livro surgiu após a visita dos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) ao Bett Educar Brasil, em maio deste ano. O ATP da EM Franco Montoro, Kleber Braga Bezerra da Silva, fez parte do grupo e conheceu o projeto Super Autor em um dos estandes. “A escrita passa também pela leitura. Esse contato com as editoras foi fundamental. Não conhecia a proposta e quando me deparei abracei a ideia, trouxe para as professoras que de pronto também aderiram e hoje vimos o resultado”.

Para tornar esse momento ainda mais especial aos alunos, os pais e responsáveis foram convidados a prestigiar os autores mirins. A subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, parabenizou o engajamento e envolvimento dos familiares durante essa manhã especial para as crianças. “Muito bom ver o empenho de todos. Desde os pais, professores e vocês familiares. Esse momento ficará guardado na memória deles para sempre”.