Etapa final encerra a primeira edição do Circuito Skate Caiçara

Evento, em Praia Grande, reuniu praticantes do skate e surfskate em três etapas

Por Beatriz Boturão | 14/12/2022

A 3ª e última etapa do 1º Circuito Skate Caiçara Praia Grande encerrou o evento com chave de ouro! A pista do Bairro Quietude foi palco para muitas manobras e diversão no último final de semana. No sábado (10) a galera do skate street competiu e no domingo (11), foi a vez do pessoal do surfskate.

O evento reuniu praticantes, entusiastas, familiares e competidores em uma das únicas pistas cobertas do Estado de São Paulo. E para terminar o circuito do jeito que todo mundo adora, as bandas Round 3 e Ducasco finalizaram os dois dias de competição com muita música boa.

Os competidores das categorias mirim, feminino, iniciante e amador do skate; e as categorias infantil, feminino e masculino do surfskate, competiram para ganhar a terceira etapa e também para eleger os atletas que mais pontuaram nas três etapas.

Na competição de surfskate, Nicolas Aguiar, estava empolgado. “Comecei com o surfe e passei a praticar o surfskate em seguida. Eu ficava com medo das competições, mas faz agora estou gostando muito”.

Matheus Tubarão, organizador do evento e professor de surfskate, explicou um pouquinho mais sobre a modalidade e ressaltou a importância de eventos como esse. “O surfskate busca a máxima expressão do surfe fora d’água. É como pegar uma onda no concreto. Com eventos de surfskate, a gente fomenta o esporte e o turismo e ainda colocamos a nossa cidade como um ícone desse novo esporte”, afirmou.

Confira a lista de ganhadores do sábado (10) - skate street:

Feminino
1 Rayane Camargo
2 Maria Eduarda da Silva
3 Alyce Vitória

Iniciante
1 Nicolas Clafick
2 Pablo Henrique
3 Gabriel Pereira

Amador
1 Brayan Elero
2 Aldo Coghi
3 Leonardo Ramos

Mirim
1 Kauã Campeão Gouveia
2 Pablo Ricardo
3 Isaque Aurélio

Confira a lista de ganhadores do domingo (11) - surfskate:

Infantil
1 Kauã Campeão Gouveia
2 Guilherme Carvalho
3 Diogo Cândido

Feminino
1 Amanda Saraiva
2 Bruna Zawitoski
3 Ivone Koga

Masculino
1 Antônio Carlos
2 Cícero Custodio
3 André Luis

Confira o ranking geral do skate street:

Feminino
1 Rayane Camargo
2 Maria Eduarda da Silva
3 Beatriz da Silva

Iniciante
1 Paulo de Oliveira
2 Wallace dos Santos
3 Gabriel Pereira

Amador
1 Pedro Oliveira
2 Brayan Elero
3 Victor de França

Mirim
1 Kauã Campeão Gouveia
2 Isaque Aurélio
3 Pablo Ricardo

Confira o ranking geral do surfskate:

1 Diogo Cesar
2 Felipe Rohrman
3 Kauã Campeão Gouveia

Feminino
1 Amanda Saraiva
2 Bruna Zawitoski
3 Ana Paula Brasil

Masculino
1 Antônio Carlos
2 Gabriel Diógenes
3 Cícero Custodio

Realizado pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), o evento proporcionou o fomento ao esporte e a descoberta de novos talentos para o futuro das modalidades. A primeira etapa da competição aconteceu em agosto, na pista do Samambaia, e a segunda em novembro, na pista do Boqueirão.

Uma das competidoras da categoria feminina, Raíssa Isabele, ressaltou a importância de dar espaço para as mulheres nesse esporte. “Eu ando de skate há oito meses e é muito bom ver que a comunidade feminina está crescendo no esporte, especialmente, aqui em Praia Grande. A pista é um lugar que me conforta e fiz muitos amigos no skate”, disse.

Segundo o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, o resultado positivo dessa primeira edição foi surpreendente. “As três etapas foram um sucesso, sempre lotadas, e com certeza no ano que vem o circuito será ainda maior. Essa é a primeira vez que fazemos esse evento, então foi praticamente um projeto piloto que deu muito certo. Em 2023 ele será estruturado para entrar no calendário esportivo da Cidade para que Praia Grande se torne referência em skate e surfskate no Brasil”, disse.

Além disso, o Circuito também carrega consigo a missão de revitalizar os espaços públicos e ajudar em questões sociais. “Deixamos as pistas do Samambaia, Boqueirão e Quietude lindas e totalmente remodeladas, com nova pintura e reparos no entorno. Sem contar com os alimentos e kits de higiene que foram arrecadados e serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande”, concluiu.