Melhorias no Canal Imperador são oficialmente entregues nesta terça-feira (24)

Inauguração faz parte da programação do aniversário de 56 anos de PG

Por Jaqueline de Marco | 24/1/2023

Importante equipamento de drenagem do Bairro Melvi, o Canal Imperador I passou por obras de urbanização, que serão oficialmente entregues à população nesta terça-feira (24), às 10 horas, dentro da programação do aniversário de emancipação político-administrativa de Praia Grande. O local foi retificado e revestido e a via do entorno ganhou ainda nova pavimentação. O objetivo da obra é ampliar a capacidade de vazão do canal, melhorando o escoamento da água de chuva nos arredores, além de valorizar todo o entorno.

No total, foram beneficiados 830 metros de extensão do canal, que contempla ainda o recapeamento de trecho da Rua Milton de Oliveira, que faz divisa com o Bairro Imperador. Complementando os trabalhos, as duas antigas passagens de veículos existentes no local foram substituídas por novos equipamentos. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Obras Públicas de Praia Grande (Seop), através de convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Para o revestimento do canal foram utilizados gabiões do tipo colchão, que fazem a estabilização de paredes do canal, antes sem revestimento. A técnica consiste na utilização de estruturas metálicas em formato de gaiola, feitas com telas de aço e que foram preenchidas com pedras britadas, formando a estrutura de contenção. Os gabiões são subdivididos em celas, cuja função é fortalecer a estrutura e facilitar as operações de enchimento.

Entre as vantagens nesse tipo de revestimento é a estrutura flexível, onde o talude não perde sua estabilidade. Outro importante ponto positivo deste sistema é permeabilidade, pois os espaços vazios deixados pela acomodação das pedras permitem que a água presente no talude escoe ocorrendo a drenagem necessária para que não ocorra seu enfraquecimento. Para a construção das novas passagens de veículos foram utilizadas aduelas de concreto armado. Este equipamento permite a passagem das águas, eliminando qualquer tipo de bloqueio ou estreitamento da vazão no local.

De acordo com a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, as mudanças alteraram a cara da região, valorizando o Bairro. “A Prefeitura busca constantemente melhorias no sistema de drenagem, aumentando assim a vazão da água de chuva. Porém, contamos com a colaboração da população para manter o local sempre limpo, não descartando irregularmente lixo no local”, explicou.

Os moradores do local aprovaram a obra. A cozinheira Maria Rosa do Nascimento, de 65 anos, que há mais de 10 anos mora no local falou que gostou bastante da urbanização do canal. “Ficou mais bonito e organizado. Já está fazendo diferença na rua em dias de chuva”.

Quem também aprovou a obra foi a personal organizer Daniela Mota, de 43 anos, que mora há 14 anos no local. “Gostei muito que a Prefeitura cumpriu o prazo de execução da obra. E já notamos que a drenagem da água da chuva está mais eficiente. Antigamente a rua enchia, desde então, isso nunca mais aconteceu”, completou.