Prefeita de PG conclui presidência do Condesb e reforça a necessidade de ações metropolitanas

Nova eleição foi realizada nesta terça-feira (28) durante a 244ª Reunião Ordinária do setor

Por Jaqueline de Marco | 28/2/2023

A 244ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) foi realizada de forma virtual na manhã desta terça-feira (28) e, dentre as demais pautas abordadas no encontro, foi realizada nova eleição de presidente e suplente do setor. O prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, foi eleito novo presidente e como suplente, representando o Estado, foi eleito José Police Neto. Na ocasião, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, que foi eleita presidente em fevereiro de 2022, concluiu seu período à frente do conselho destacando que a Região precisa lutar e trabalhar em conjunto, de forma metropolitana, para melhores políticas públicas para a Baixada Santista.

Durante o encontro, a prefeita de Praia Grande destacou que finaliza sua gestão desejando muito sucesso à frente desta empreitada ao Márcio Cabeça. “É um trabalho muito complexo, mas sei que o deixo em boas mãos. Ao longo deste ano que fiquei à frente do conselho, tenho orgulho de dizer que pude atuar em diversas ações que beneficiaram diretamente todas as nove cidades da Baixada Santista. Quero reforçar que seguirei ajudando e atuando nesse trabalho, sempre tendo como foco o melhor para a população e reforçando a importância da atuação como uma Região Metropolitana”, explicou.

Raquel Chini destacou que esta foi uma gestão particularmente difícil por conta da falta de funcionários da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e por estar no último ano do Governo Estadual. “Mesmo assim, conseguimos avançar e concluir os trabalhos do Plano Regional de Mobilidade da Baixada Santista, do Plano Regional de Adaptação e Resiliência Climática da Baixada Santista e Programa Regional de Identificação e Monitoramento de Áreas de Habitação”.

Raquel Chini destacou ainda que trabalhou muito junto aos demais integrantes do conselho para que o Condesb fosse um setor técnico e que espera que essa visão seja seguida nas próximas gestões. “O Condesb tem que ser um braço de todas as nove prefeituras da Região, batalhando em conjunto para um bem maior. Levando em consideração e agregando ações de outros grupos de trabalho como, por exemplo, o Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista, do qual também faço parte. Precisamos também atuar para que não sejam extintas as Agências Metropolitanas, como a AGEM, que tem um papel fundamental para o desenvolvimento da Baixada Santista”.

Além da eleição do novo presidente e suplente do Condesb, a ordem do dia contou ainda com autorização da criação de um Grupo de Trabalho na Câmara Temática de Mobilidade e Logística para discutir e elaborar uma proposta da criação do Observatório (grupo de trabalho que deve desenvolver um projeto de criação, composição, institucionalização, responsabilidades, políticas e acompanhamento do Plano Regional de Mobilidade).

Na ocasião, foi analisada e aprovada a prestação de contas do Fundo Metropolitano da Baixada Santista, referente ao exercício encerrado em 31/12/2022. Além de ter sido aprovado os subsídios do Plano Regional de Adaptação e Resiliência Climática da Baixada Santista e continuidade do Grupo de Trabalho, dentro da CT de Meio Ambiente e Saneamento.

A próxima reunião do Condesb deve acontecer no final de março de forma presencial na cidade de Mongaguá. Os encontros acontecem todas às 4ªs terças-feiras do mês.