Escolas municipais de PG recebem projetos de educação de trânsito

Programação ocorre durante todo o mês de março em diferentes unidades

2/3/2023

Por Ana Gabriela Salu

Aprender de forma lúdica as regras de trânsito. Esse é o objetivo das ações que a Secretaria de Trânsito (Setran) começa a fazer nas escolas públicas do município a partir do dia 6 de março.

O Projeto Escola de Trânsito Móvel será realizado na E.M. Cidade das Crianças entre os dias 6 a 10 de março, com horário das 7h às 16h. O projeto consiste em um circuito em miniatura itinerante que conta com faixas de pedestres, cruzamentos, placas de sinalização, semáforo e lombada eletrônica. De forma prática e divertida, agentes dão dicas de segurança no trânsito para estudantes do Infantil I e II. A unidade também receberá o Projeto Bike Legal entre os dias 13 a 17 de março, com horário das 11h às 17h. O Bike Legal trata-se conta com a utilização de óculos virtual e com imagens reais inseridos em ícones, onde os alunos estarão montados na bicicleta com a sensação de estarem pedalando pela ciclovia, ao longo do trajeto o ciclista encontrará diversas situações que serão apresentadas, a fim de ensiná-los a reagir de forma segura.

Já a E.M. Ronaldo Sérgio Alves Lameira no Bairro Sítio do Campo recebe de 27 a 31 de março das 7h às 16h, o Projeto Na Pista Certa da Fundação Mapfre. Desenvolvido desde 2007, a iniciativa da empresa espanhola é direcionada a crianças de 5 a 9 anos, que participam de experiências lúdicas e pedagógicas realizadas em um espaço cenográfico de 600m ² com estrutura modular e itinerante. Nessas atividades, os pequenos participantes aprendem brincando a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade.

Ações de conscientização - Os ciclistas da Cidade também são alvos de ações de segurança viária por parte da Setran. Durante todos os fins de semana de março, a secretaria realiza campanhas educativas com os ciclistas, sobre seus direitos e deveres de como pedalar com segurança, esta ação será itinerante e acontece neste sábado (04) na Avenida Castelo Branco X Avenida Costa e Silva e no domingo (05) na Avenida Castelo Branco X Avenida Dom Pedro II, ambas a partir das 10h.