6ª Corrida e Caminhada da Apae de Praia Grande reúne 1.500 participantes

Prova ocorreu no domingo (12) e agitou a Cidade

Por Pedro Sbravatti | 13/3/2023

Uma linda festa que uniu solidariedade, inclusão social e esporte agitou Praia Grande no domingo (12). A 6ª edição da Corrida e Caminhada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Cidade reuniu 1.500 participantes. A renda arrecada com as inscrições para a prova será toda revertida para o desenvolvimento das ações sociais realizadas pela instituição.

“A Corrida e Caminhada da Apae vai muito além de uma competição esportiva. É um momento especial ligado à inclusão social e de colaborar com uma instituição séria e que desenvolve um trabalho de referência. Muitas famílias são beneficiadas através das ações da Apae de Praia Grande, que com isso oferece mais qualidade de vida para pessoas com deficiência. É gratificante fazer parte deste tipo de evento”, comentou a prefeita da Cidade, Raquel Chini, que participou da prova como caminhante.

A Corrida e Caminhada da Apae de Praia Grande contou com os seguintes percursos: provas de 10 e 5 quilômetros, além da tradicional caminhada de 2,5 quilômetros. Outra característica que tornou a prova ainda mais agradável foi o percurso que ocorreu pela orla da praia, fazendo com que os participantes desfrutassem de um incrível visual.

Exemplos – Mas o principal destaque do evento praia-grandense foi o exemplo incrível de superação e determinação deixado por alguns dos participantes. Por mais um ano, pessoas com deficiência fizeram questão de marcar presença na prova. Para eles, a cada metro percorrido, a vitória silenciosa ao superar limites teve como recompensa o carinho e inúmeros aplausos do público ao longo de todo o percurso.

A dupla Nielson e Renan Cagniani foi um desses muitos exemplos. Pai e filho fizeram o percurso juntos, desfrutando de cada momento da prova. Os dois não tinham nenhuma preocupação com tempo ou classificação final. A felicidade de Renan, portador da síndrome de down, era evidente só por estar ali vivenciando todas emoções da Corrida e Caminhada da Apae. Após cruzarem a linha de chegada e receberam as medalhas de participação, se abraçaram sem nenhuma pressa de encerrar aquele gesto carinhoso. “Jamais vamos esquecer desse momento”, disse o pai.

A turma do projeto ‘Empresto Minhas Pernas’ chamou a atenção do público e foi ovacionada por onde passou. Na prática, os voluntários da ação conduziram triciclos em que estavam as pessoas com deficiência durante todo o percurso de 10 quilômetros. Um show de inclusão social e integração. Em muitos momentos, algumas pessoas que estavam acompanhando a prova se emocionaram pelo lindo exemplo.

O condutor Alexandre Vieira de Lima ‘emprestou as pernas’ para a praia-grandense, Laís Ricardo Caloras Alves. Sorrisos, palavras de apoio e gritos motivacionais reforçaram a interação entre a dupla nos 10 quilômetros percorridos. Já com a medalha no peito, os dois festejaram ao lado da mãe de Laís, Cleonice de Lima, que comentou sobre um outro motivo especial para uma comemoração extra. “A minha filha fez aniversário ontem, completando 26 anos. Participar da Corrida e Caminhada da Apae foi um outro presente para ela. Nunca vamos esquecer desse momento”, afirmou, emocionada, ao agradecer o voluntário do projeto.