Segunda oficina para revisão do Plano Diretor 2027/2036 recebe mais de 180 pessoas

Encontro aconteceu no Bairro Tupi, na noite de segunda-feira (20)

Por Ludmila Pilipavicius | 22/3/2023

Os moradores do Bairro Tupi apresentaram 91 propostas durante a segunda oficina de revisão do Plano Diretor (2027/2036) que aconteceu na noite desta segunda-feira (20), na Escola Municipal José Padin Mouta. A participação da comunidade é fundamental no processo de revisão do Plano Diretor.

O encontro contou com a participação de 189 pessoas que se dividiram entre os diversos temas disponíveis para discussão. Os assuntos com maior número de propostas foram Mobilidade Urbana, com propostas voltadas à segurança dos ciclistas, como por exemplo, a colocação de uma proteção nas ciclovias; Cultura e Turismo, destacando a democratização da cultura, dando mais acessibilidade para as crianças de bairros distantes às aulas de cursos como teatro e dança; Educação, com a construção de uma nova unidade de ensino fundamental no Bairro Tupi; na área de Segurança Pública, com sugestões de ampliação do efetivo da GCM, que inclusive está com concurso público em andamento; e na área da Saúde, foi proposta a construção de mecanismo legal para contratação de telemedicina e a inclusão de subespecialidades pediátricas, além de ampliar a capacidade instalada utilizando também a rede privada para melhorar o acesso à população.

Moradores do bairro, Wander Marques, a esposa e a filha estavam entre as pessoas que saíram de suas casas para debater o desenvolvimento da Cidade. “As pessoas precisam ir atrás, lutar pelo que entendem importante. Estou aqui para debater assuntos relacionados à inclusão de crianças com alguma deficiência. Ainda temos muito a avançar nessa área”.

E este é justamente um dos temas entre as 15 oficinas disponíveis: Agenda 2030, Planejamento e Políticas Inclusivas; Assistência Social; Cultural e Turismo; Esporte e Lazer; Meio Ambiente/Mudanças Climáticas; Desenvolvimento Urbano e Habitação Social; Educação; Emprego, Renda e Desenvolvimento Econômico; Mobilidade Urbana; Saneamento Básico – Resíduos e Drenagem; Saneamento Básico – Água e Esgoto; Saúde; Segurança Pública e Defesa Civil; Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes; e Gestão Democrática, Desburocratização e Humanização.

Para a secretária de Planejamento de Praia Grande, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, este é o momento de a população ser ouvida, apresentar suas ideias e suas reivindicações. “É a partir desses encontros que as políticas públicas, os projetos e as melhorias poderão ser desenvolvidos ou aprimorados”.

Ao todo, serão realizadas 21 oficinas, sendo que onze delas ocorrerão até agosto deste ano. As oficinas são sempre realizadas em escolas municipais localizadas em diferentes bairros da Cidade justamente para facilitar o acesso das pessoas ao evento. A próxima oficina será no dia 03 de abril, na E.M. Paulo Shigueo Yamauti (Rua Oscar de Menezes Barbosa, 151, no Anhanguera).

Os interessados em participar da oficina podem realizar sua inscrição antecipadamente pela internet, facilitando o acesso ao evento. O cadastro pode ser feito pelo site.

Com a inscrição realizada de forma prévia, a pessoa poderá se apresentar diretamente no check-in, evitando filas. Quem optar pelo cadastro no momento em que chegar na escola deverá escolher o grupo de discussão (tema) que participará e então fazer o cadastro por meio de um QR Code. Quem não possui celular pode fazer o procedimento com a ajuda da equipe responsável pela organização das oficinas.

Após o debate dos temas, será elaborado um documento contendo as propostas apresentadas e que poderão ser incluídas no novo Plano Diretor.

Mais informações sobre o Plano Diretor podem ser obtidas no site www.praiagrande.sp.gov.br/planodiretor onde também é possível deixar propostas clicando no botão ‘Revisão Plano Diretor 2027/2036’ e em seguida no botão ‘Faça sua proposta online’.

Confira as próximas datas e locais das oficinas:

03/04/2023 – 3ª OFICINA - BAIRROS ANHANGUERA E SANTA MARINA - 19h

Rua Xixová, 1100 - Canto do Forte

21/08/2023 – 11ª OFICINA - BAIRROS GLÓRIA E ANTÁRTICA 19h
Local: E. M. Thereza Magri
Rua Leonora Cembroli Martins, 280 – Antártica.