Segunda via do carnê Cosip 2023 já está disponível para pagamento

Vencimento da primeira parcela é 28 de abril de 2023

Por Aline Gomes | 28/3/2023

Os moradores dos Bairros Caiçara, Real, Flórida, Solemar, Samambaia, Melvi, Esmeralda, Ribeirópolis, Imperador, Princesa e Cidade da Criança, de Praia Grande, que são atendidos pela concessionária de energia Elektro já podem efetuar o pagamento da Cosip (Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública) de 2023. A Prefeitura vai iniciar em breve a distribuição dos carnês, através dos Correios, e os boletos possuem vencimentos para o dia 28 de cada mês, sendo que, a primeira vence em abril de 2023 e a última em março de 2024. Caso o contribuinte não receba a versão impressa em sua residência, será possível ter acesso através do portal da Prefeitura.

Desde 2018, a cobrança da concessionária Elektro não é mais feita na conta de luz mensal e sim em boleto separado. Já os outros bairros da Cidade, que são atendidos pela concessionária CPFL já recebem a cobrança na própria fatura mensal de energia elétrica.

Para garantir a segunda via do carnê da Cosip, basta acessar o site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) e clicar no banner “Serviços Online”, onde aparecerá a opção “2ª via”. Depois, basta clicar na linha “Emissão de 2ª Via COSIP – Iluminação pública”. É importante que o contribuinte tenha um carnê de IPTU em mãos, pois será necessário digitar o código de lançamento do imóvel.

De acordo com o secretário de Finanças (Sefin), Cristiano Mola, mesmo antes da entrega dos carnês, a Sefin já disponibilizou a segunda via pela internet para que os contribuintes já tenham maior facilidade para efetuar o pagamento. “O objetivo da Prefeitura ao facilitar o acesso no site para emissão da segunda via dos boletos é evitar que o contribuinte deixe de fazer o pagamento e tenha seu nome inscrito na dívida ativa”, afirmou.

O valor é de R$ 10,00 (a primeira parcela) e de R$ 14,50 as demais parcelas. A verba da Cosip é utilizada nos serviços de melhoria, reparo e ampliação da rede de iluminação pública da Cidade. Com o recurso, serão realizadas ações de manutenção, extensão de rede, mudanças do sistema de iluminação de acordo com a necessidade do local, como luzes em LED, e outros serviços de melhorias.

Cosip - Desde 2018, a cobrança da Cosip (Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública) da concessionária Elektro não é mais feita na conta de luz mensal e sim em boleto separado. A área atendida pela Elektro inclui os Bairros Caiçara, Real, Flórida, Solemar, Samambaia, Melvi, Esmeralda, Ribeirópolis, Imperador, Princesa e Cidade da Criança. Os demais bairros da Cidade são atendidos pela empresa CPFL e continuarão recebendo a cobrança na própria fatura mensal da conta de energia elétrica, normalmente.