Projeto Navega Longevidade: passeios de barco agitam frequentadores do Conviver

Ação lançada nesta quinta-feira (30) é voltada aos integrantes da melhor idade

Por Luciano Agemiro | 30/3/2023

Foi dada a largada para a comemoração do aniversário dos 30 anos do Programa Conviver. Nesta quinta-feira (30), ocorreu o lançamento do projeto Navega Longevidade, que tem como objetivo proporcionar um passeio de barco pela região do manguezal de maneira agradável e educativa aos idosos do Município.

O Navega Longevidade surgiu depois da experiência positiva de passeio de barco durante a Feira da Longevidade, realizada no ano passado. Na oportunidade, foi uma das atrações mais procuradas durante o evento e por isso ganhou o status de projeto. A programação prevê uma turma de 50 pessoas a cada mês. A ação é realizada por meio de uma parceria do Programa Conviver com o Projeto Navega São Paulo e a Escola de Educação Ambiental.

“Eu achei ótimo, maravilhoso. Foi lindo ver as coisas de outro ângulo pela primeira vez. O que achei mais curioso foi o manguezal. Já fui para o Ceará, passeei nos mangues de lá e não vi tanta beleza quanto aqui. Não imaginava que era tão bonito”, revelou a aposentada, Ana Claudia Gonçalves de Almeida, de 75 anos.

“Eu morria de medo, mas não senti nada. Toda vida tinha vontade de conhecer o Portinho dessa forma, mas tinha muito medo. Vi tantas coisas, tudo novidade para mim”, disse a aposentada, Diva Martins Domingues, de 84 anos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, encarou o desafio e fez o passeio junto com os idosos. “De uma atração fizemos um projeto. Aqui em Praia Grande é assim, a gente trabalha em cima daquilo que a comunidade gosta. Vi que foi o passeio mais procurado na feira e achei que valeria a pena transformar em projeto”.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, que também fez o roteiro, disse ter adorado o passeio e também aproveitou a oportunidade para fiscalizar como está a região do manguezal da Cidade. “Fazia muito tempo que eu não percorria esse trecho de barco. Eu achei mais limpa essa região, não vi tanto lixo no mangue, parece que as pessoas estão ficando mais conscientes”.

Para participar do Navega Longevidade é preciso ser frequentador de uma das unidades do Programa Conviver. Mensalmente, um grupo de até 50 pessoas será selecionado para curtir o passeio. Atualmente, são oito equipamentos deste tipo instalados na Cidade. Mais informações diretamente nas unidades ou pelo telefone: 3496-5038.

Educação – Durante o passeio, uma professora da Escola de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc) da Cidade passa informações sobre o ecossistema da região, curiosidades sobre os animais e plantas do entorno. O manguezal é o local onde a água doce dos rios se encontra com a água salgada do mar. Funciona como um berçário de diversas espécies de aves, crustáceos e peixes que se reproduzem e encontram alimentam neste habitat.

Navega SP – Implantado há cerca de 20 anos na Cidade, o Projeto Navega SP de Praia Grande é o único que continua em pleno funcionamento no Estado de São Paulo. A iniciativa oferece aulas de navegação para todos os públicos a partir dos 7 anos. Os interessados em participar podem procurar atendimento na Rua Paulo Sérgio Garcia, no Portinho, de terça à sábado, das 8 às 17 horas.