Setran e DER realizam evento de conscientização sobre segurança no trânsito

Atividades serão feitas na Praça Duque de Caxias na sexta (21) e sábado (22)

14/4/2023

Por Ana Gabriela Salu

A Secretaria de Trânsito (Setran), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), realiza na sexta (21) e no sábado (22) uma ação de conscientização sobre segurança no trânsito através de atividades lúdicas. O evento acontece na Praça Duque de Caxias das 17h às 22h.

Para que o público perceba e vivencie os efeitos causados pelo consumo de bebida alcoólica, óculos simulador será disponibilizado em uma prova que envolverá concentração, coordenação e visão. Isso irá desafiar o participante a realizá-la como se estivesse em estado de embriaguez.

Usando os óculos simulador de embriaguez, o participante deverá percorrer um circuito com obstáculos para cumprir a tarefa. Durante seu percurso, um registro em vídeo 360o será produzido com imagem da participação dos usuários e que poderá ser compartilhado em suas redes sociais.

Outra atividade que será proposta no evento é o Escape Room. Lúdica e colaborativa ela vai para além da sua função de espaço de entretenimento e tem sido utilizada internacionalmente por empresas que buscam transmitir conhecimento por meio de uma experiência imersiva, inovadora e divertida.

Os participantes são transportados a um espaço imersivo pautado por uma história instigante, cuja atratividade prende a atenção dos participantes ao mesmo tempo que estimula o aprendizado, motiva comportamentos e cria uma sensação de recompensa e cumprimento do dever.

Deste modo, a atividade de Escape DER permite que temas como segurança no trânsito sejam abordados em um formato divertido, inovador e educativo, em atividades de curta duração e alta rotatividade, de modo a atrair uma ampla variedade de público. Este formato possibilita trazer energia ao processo de conscientização sobre temas educativos que são popularmente vistos como entediantes, no entanto extremamente necessários para a garantia da segurança de todos.