Via no Bairro Esmeralda recebe novo pavimento

Antigo pavimento em sextavado está sendo trocado por revestimento em CBUQ

Por Jaqueline de Marco | 17/4/2023

A Rua Afonso D´Escragnole Taunay, no Bairro Esmeralda, em Praia Grande, está recebendo novo pavimento e melhorias da drenagem. No trecho, está sendo realizada a reforma da rede existente e a troca do revestimento em bloquete sextavado de concreto por revestimento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Dentre as vantagens do novo tipo de pavimento está a maior resistência ao atrito e fricção do tráfego e boa durabilidade.

O trecho que será beneficiado fica entre a Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão e a Rua C, em um total de cerca de 750 metros. Os trabalhos, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras, foi iniciado neste mês de abril e deve seguir por aproximadamente quatro meses.

Um dos tipos de revestimento asfáltico mais utilizados para pavimento rodoviário, o CBUQ é composto por uma combinação de ligante betuminoso, material de enchimento e minerais graduados, também conhecido como britagem. Os dois últimos precisam ser aquecidos antes de formar a mistura. Depois da incorporação de todos os elementos, o CBUQ é transportado até o local onde será aplicado, dentro de caminhões apropriados. Em seguida, o revestimento é espalhado e comprimido com alto aquecimento.