Seduc realiza 1ª edição da Jornada Verde

Evento de abertura ocorre na terça-feira (25), no Auditório Roberto Marinho

Por Daniel Elias | 20/4/2023

Na próxima semana, a Secretaria de Educação promove a 1 edição da Jornada Verde. Desenvolvida por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), a iniciativa tem por finalidade oferecer aos alunos novas experiências com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na terça-feira (25), às 18 horas, ocorre a solenidade de abertura no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Para marcar a primeira edição, o DEA contará com a participação de duas entidades que abordarão assuntos relativos às pautas sustentáveis. Uma das palestras será sobre a temática "ODS na superação dos desafios pós-pandemia". A conversa ficará sob a responsabilidade da diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), da Universidade Católica de Santos (Unisantos), Adriana Florentino de Souza.

A outra palestra será ministrada por representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As professoras Laís Lacerda e Fernanda Marcelly de Gondra França, coordenadoras de viagens do Serviço de Itinerância do Museu e da Fiocruz, representarão a instituição. A dupla explanará com os participantes sobre o tema “Popularização da Ciência para Além dos Muros”.

Com a Jornada Verde, o Educação Ambiental busca conscientizar os alunos e contribuir com a discussão global sobre sustentabilidade. Isso porque a iniciativa atende a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apoiados pela ONU. São elas: a 4 que trata sobre Educação de Qualidade; a 6, que fala de Água Limpa e Saneamento, a 7 que aborda Energia Acessível e Limpa e a 12 sobre Consumo e Produção Responsáveis.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, as ações visam a despertar nos alunos o entendimento de que todos podem e devem fazer a sua parte e contribuir para construir um futuro mais sustentável. “Por isso, nosso intuito é de todo o ano trazer uma parceria diferenciada que some forças neste propósito. Este ano temos o prazer de contar com a Fiocruz que também traz o Museu da Vida”.

Itinerância – O museu itinerante do Ciência Móvel do Museu de Vida, da Fiocruz, estará em Praia Grande de quarta a sexta-feira (26 a 28). O veículo que traz curiosidades como um simulador gravitacional ou mesmo sobre universo lúdico do picadeiro fica na Cidade. Mais de 4,5 mil alunos das escolas municipais participarão das atividades que ocorrem das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude.

A vinda do veículo à Praia Grande ocorre por meio de parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Oswaldo Cruz. O Departamento de Educação Ambiental (DEA) ficou à frente das tratativas e organização das escolas que participarão das atividades. A passagem do Museu da Vida da Fiocruz marca a primeira edição da Jornada Verde, desenvolvido pelo DEA.

O Ciência Móvel é um museu itinerante que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para as populações de várias cidades da região Sudeste. Aparatos científicos, exposições, módulos interativos, jogos, multimídias, apresentações artísticas e culturais integram a programação, que conta com uma equipe multidisciplinar de mediadores, além de artistas de teatro e circo.

Além da carreta, a peça ‘O Rapaz da Rabeca e a moça Rebeca" será apresentada para alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inspirado na obra do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo aborda questões importantes de saúde a partir da história de dois jovens de famílias rivais que se apaixonam.

Endereços – O Auditório Jornalista Roberto Marinho fica na Rua José Borges Neto, 50, no Bairro Mirim. Enquanto o Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues está situado na Rua Savério Fittipaldi, s/nº, no Quietude.