Praia Grande amplia a aplicação da vacina bivalente para pessoas acima de 18 anos

Imunizante estará disponível a partir desta quinta-feira (27) nas Usafas

26/4/2023

Por Rodrigo Herrero

A partir desta quinta-feira (27), pessoas acima de 18 anos poderão receber a vacina bivalente contra a covid-19 em Praia Grande. O imunizante está disponível nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas - Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação) realiza a aplicação da vacina das 9 às 15 horas.

Além desse público, permanece liberada a vacina bivalente para gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) de 12 anos a 17 anos e adolescentes dessa mesma faixa etária com comorbidades, deficiência permanente e imunossuprimidos.

Para receber a vacina bivalente, é preciso ter concluído pelo menos o esquema primário composto por duas doses, conforme orientações do Ministério da Saúde. Além disso, a última dose da vacina monovalente (da primeira distribuição) contra a covid-19 deverá ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses, independentemente de ser esquema primário ou reforço.

A vacina bivalente contempla mais de uma cepa do vírus. Desta forma, o imunizante oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e também contra as cepas que surgiram posteriormente, como a Ômicron.

Documentação – Para tomar a vacina bivalente, é necessário levar comprovante de vacinação das doses anteriores, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. As pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência e imunossuprimidos deverão apresentar também laudo ou receita que comprove a condição de saúde. As gestantes adolescentes necessitarão exibir a carteira do pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas dessa faixa etária precisarão mostrar a declaração do nascimento da criança ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Demais públicos – A vacina monovalente continua disponível normalmente para os demais públicos. Confira abaixo as doses indicadas para todas as faixas etárias:

- 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
- 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
- 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;
- 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre 12 e 17 anos;
- 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;
- Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos, indivíduos com comorbidades, deficiência e imunossuprimidos maiores de 12 anos e gestantes e puérperas acima de 12 anos;

Para informações sobre a lista de documentos e outras informações sobre a covid-19 acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.