Secretaria de Educação dá início à 1ª Jornada Verde

Solenidade de abertura ocorreu nesta terça-feira (25), no Auditório Roberto Marinho

Por Daniel Elias | 26/4/2023

Teve início nesta terça-feira (25) a 1ª Jornada Verde. Organizada pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), a iniciativa visa a promover o debate sobre sustentabilidade em diferentes esferas. O Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, foi palco da solenidade de abertura e contou com a participação de mais de 200 pessoas.

Com a Jornada Verde, o Educação Ambiental busca conscientizar os alunos e contribuir com a discussão global sobre sustentabilidade. Isso porque a iniciativa atende a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apoiados pela ONU. São elas: a 4 que trata sobre Educação de Qualidade; a 6, que fala de Água Limpa e Saneamento, a 7 que aborda Energia Acessível e Limpa e a 12 sobre Consumo e Produção Responsáveis.

Para marcar a abertura, a primeira edição do evento contou com duas palestras. Uma delas foi "ODS na superação dos desafios pós-pandemia”, ministrada pela diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), da Universidade Católica de Santos (Unisantos), Adriana Florentino de Souza. A outra ficou a cargo das representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Laís Lacerda e Fernanda Marcelly de Gondra França.

Além das palestras, o evento de abertura da 1ª Jornada Verde contou com um momento especial. Um grupo formado por 30 alunos do Infantil II, da EM Oswaldo Justo, situada no Bairro Mirim, fizeram uma apresentação musical. A ação fez parte das atividades propostas pela professora Raquel Soares, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiróz, agradeceu o apoio e dedicação de todos os envolvidos na realização da 1ª Jornada Verde. “Desde os demais setores da Seduc, a secretária de Educação Cida Cubilia, aos palestrantes e a equipe do Ciência Móvel da Fiocruz. Uma união de esforços que permitiu que a Jornada Verde acontecesse. Com certeza entrará para o calendário de eventos da nossa pasta”.

Representando a prefeita, Raquel Chini, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, acompanhou o evento de abertura. De acordo com a titular da pasta, a 1ª Jornada Verde, com a participação do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, vem para contribuir com a educação dos alunos. “O aprendizado ocorre em todos os lugares a todo o tempo. Quando uma ação é realizada de forma intencional o resultado se torna ainda mais significativo”.

Itinerância – O museu itinerante do Ciência Móvel do Museu de Vida, da Fiocruz, fica em Praia Grande até sexta-feira (28). O veículo que traz curiosidades como um simulador gravitacional ou mesmo sobre universo lúdico do picadeiro fica na Cidade. Mais de 4,5 mil alunos das escolas municipais participarão das atividades que ocorrem das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude.

A vinda do veículo à Praia Grande ocorre por meio de parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Oswaldo Cruz. O Departamento de Educação Ambiental (DEA) ficou à frente das tratativas e organização das escolas que participarão das atividades. A passagem do Museu da Vida da Fiocruz marca a primeira edição da Jornada Verde, desenvolvido pelo DEA.

O Ciência Móvel é um museu itinerante que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para as populações de várias cidades da região Sudeste. Aparatos científicos, exposições, módulos interativos, jogos, multimídias, apresentações artísticas e culturais integram a programação, que conta com uma equipe multidisciplinar de mediadores, além de artistas de teatro e circo.

Além da carreta, a peça ‘O Rapaz da Rabeca e a moça Rebeca" será apresentada para alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inspirado na obra do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo aborda questões importantes de saúde a partir da história de dois jovens de famílias rivais que se apaixonam.

Endereços – O Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues está situado na Rua Savério Fittipaldi, s/nº, no Quietude.