Colabore com a Campanha Destinação Solidária

Imposto de Renda pode ajudar projetos voltados a crianças, adolescentes e idosos

Por Beatriz Boturão | 27/4/2023

Que tal destinar uma parte do seu Imposto de Renda para ajudar quem precisa? Ao declarar como pessoa física, você pode destinar até 6% do imposto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) ou ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) e ajudar a financiar projetos para esses dois públicos em Praia Grande! É possível direcionar 3% para cada Fundo.

O dinheiro doado fica no Município que a pessoa escolhe doar, sendo revertido para projetos de organizações não governamentais da Cidade, apresentados e acompanhados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI).

Como fazer - Para colaborar é necessário comunicar o interesse junto ao seu contador de confiança e optar pelo modelo completo de declaração. Após isso, escolha quanto você quer destinar aos Fundos. Por fim, é só imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração, que neste ano é até 31 de maio.

O valor destinado será abatido do que será pago de imposto ou somado à restituição. Ao destinar diretamente aos fundos, não se esqueça de solicitar o recibo, que deve estar assinado pelo presidente do Fundo recebedor. Este documento servirá como comprovante da destinação a ser informada na sua declaração completa no próximo ano.

O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Augusto Schell, ressalta a importância dessa atitude. “Iniciativas como essas, melhoram ainda mais o atendimento a projetos que melhorem a vida das crianças e adolescentes do Município. Todos podem colaborar e contamos com essa ajuda”, disse.

E se você não puder destinar durante o prazo de entrega da declaração, não se preocupe! Durante todo o ano, também é possível contribuir com esses fundos. Exerça sua cidadania e destine seu Imposto para boas causas! Mais informações sobre como realizar a destinação, você encontra no site: www.gov.br/receitafederal.