Alunos da EJA assistem à peça teatral durante 1ª Jornada Verde

Fiocruz trouxe espetáculo “O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca”

Por Daniel Elias | 27/4/2023

A literatura de cordel foi o pano de fundo da peça teatral “O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca” apresentada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta quarta-feira (26), estudantes da EM São Francisco de Assis, situada no Bairro Boqueirão, assistiram ao espetáculo. A obra cultural, que percorre até sexta-feira (28) as unidades que atendem turmas da EJA, faz parte da programação da 1ª Jornada Verde, que conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Encenado pelos atores Gustavo Ottoni, Letícia Guimarães, Roberto Rodrigues e Luiz Paulo Barreto, o espetáculo foi inspirado na obra do cordelista cearense José Mapurunga. A história traz dois personagens que se apaixonam, mas são de famílias rivais, tal qual Romeu e Julieta. Expulso da distante cantiguba-dos-aflitos, João sai pelo mundo com sua rabeca e se torna um artista famoso. Ele promete voltar à sua terra e casar com Rebeca, mas uma notícia inesperada vai mudar os rumos desta história de amor.

“O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca” usa da criatividade e do bom-humor para abordar um tema que, para muitos é um tabu. Isso porque a peça tem como tema principal o HIV/AIDS. A vinda da peça teve como objetivo dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção contra as Infecções sexualmente transmissíveis, o uso da camisinha, o preconceito em relação à Aids e ao vírus HIV e importância do hábito de fazer o teste.

Além dos alunos da EM São Francisco de Assis, estudantes de outras três unidades assistirão ao espetáculo. Nesta quinta-feira (27), as EMs Roberto Shoji e José Padin Mouta, situadas, respectivamente, nos bairros Tupiry e Tupi, se unem e serão contemplados com a obra cultural. Já na sexta (28), será a vez da turma da EJA da EM Albert Einstein, que fica no Samambaia, receber a peça teatral.

Parceria – A peça “O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca” faz parte das atrações que a Secretaria de Educação (Seduc) trouxe dentro da programação da 1ª Jornada Verde. Organizada pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), a iniciativa conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz. Além do teatro, a instituição do Rio de Janeiro transportou para Praia Grande o serviço de itinerância do Ciência Móvel do Museu de Vida Fiocruz.

O veículo fica em Praia Grande até sexta-feira (28) e traz, entre as atrações, curiosidades como o Giroscópio Humano. Um aparelho com arcos conectados que simula a gravidade a zero. Outra iniciativa é o Coletivo Nopok que apresenta ao público o universo lúdico do picadeiro. A expectativa é de que atendam cerca de 5 mil alunos das escolas municipais, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude.

O Ciência Móvel é um museu itinerante que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para as populações de várias cidades da região Sudeste. Aparatos científicos, exposições, módulos interativos, jogos, multimídias, apresentações artísticas e culturais integram a programação, que conta com uma equipe multidisciplinar de mediadores, além de artistas de teatro e circo.

Endereços – O Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues está situado na Rua Savério Fittipaldi, s/nº, no Quietude.