Secretaria de Finanças vai retomar Atendimento ao público via WhatsApp

A previsão é que serviço esteja disponível na primeira quinzena de maio

Por Aline Gomes | 2/5/2023

A Secretaria de Finanças (Sefin) de Praia Grande vai retomar os atendimentos via whatsapp. A ferramenta teve o menu aprimorado e tem previsão de entrar em funcionamento ainda na primeira quinzena de maio. O menu de opções foi aperfeiçoado e vai atender diversos serviços como por exemplo, 2ª via do IPTU 2023, parcelamento, extrato de débitos, certidões, atualização cadastral. Guia de ITBI, alvará e inscrição de autônomos, ISS/ICMS, informações sobre redução/ isenção de IPTU, Fundo Previdenciário, agendamento de atendimento presencial, entre outros.

“Implementamos o serviço de atendimento por mensagem, inicialmente por conta da pandemia, no período em que não havia atendimento presencial. Tivemos uma enorme aprovação da população e trabalhamos para tornar o serviço definitivo e, após alguns ajustes, conseguimos formata-lo a fim de que atenda o máximo de demandas possível, com o principal objetivo de facilitar a vida do contribuinte. Com a ferramenta, promovemos a desburocratização do atendimento, com mais agilidade e comodidade, já que o cidadão não precisa se deslocar até a prefeitura para solicitar os serviços”, destaca o secretário de Finanças, Cristiano Mola.

O serviço está em fase de testes e, na próxima semana, os funcionários já começam a receber treinamento. O número para contato e data de lançamento da ferramenta serão divulgadas em breve. Futuramente, outras secretarias municipais também vão disponibilizar atendimento ao público através do mesmo sistema.

Os outros canais de atendimento continuam à disposição da população, como o portal da prefeitura, os diversos e-mails, além do atendimento presencial. Os Totens de autoatendimento, instalados no Paço Municipal e em locais estratégicos como o shopping center e o Terminal Rodoviário Tude Bastos, também têm papel fundamental na ampliação dos serviços. Com a implantação dos Totens PG Online, os munícipes podem solicitar serviços e até imprimir gratuitamente documentos como emissão de 2ª via de IPTU, emissão de 2ª via Cosip, entre outros.

Serviços - Os contribuintes podem acessar os serviços on-line pelo site www.praiagrande.sp.gov.br, basta clicar no banner "Serviços Online" e escolher o serviço desejado. O atendimento presencial é realizado na Secretaria de Finanças que fica no Paço Municipal, localizado na Avenida Presidente Kennedy,9000, térreo, de segunda sexta-feira, das 9h às 16h.