Pedagogos comunitários realizam Círculos Restaurativos na EM Domingos Soares

Mobilização ensina alunos sobre importância do diálogo e saber ouvir o próximo

Por Daniel Elias | 8/5/2023

Abrir um espaço para o diálogo, ensinar sobre a importância de ouvir ao próximo e mostrar, na prática, como se colocar no lugar do outro. Essas são algumas das experiências vividas pelos estudantes durante a realização dos Círculos Restaurativos promovidos pela Coordenadoria de Ação Comunitária. Na sexta-feira (5), foi a vez dos alunos da EM Domingos Soares de Oliveira, no Bairro Ribeirópolis, participarem destes momentos.

Neste dia, os pedagogos comunitários promoveram os encontros com alunos das turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, no período intermediário. Os profissionais foram divididos em duplas por sala de aula, onde foram acompanhados por um dos professores que lecionam para a turma. A cada manifestação foi trabalhada com os estudantes questões como respeito ao próximo e a importância da amizade e a empatia.

Conforme os pedagogos comunitários conduzem o círculo restaurativo, os alunos se sentem à vontade para compartilhar os seus anseios e opiniões. Em algumas ocasiões, relevam situações que os incomodam em determinado momento. “Foi importante para mim poder contar para os meus colegas o que aconteceu. Agora eles sabem como me sinto e a melhor forma de agir”, desabafou Rebeca Pires Menezes, 11 anos.

Quem também se sentiu à vontade de compartilhar com os colegas uma questão que o incomodava foi o aluno Leandro Pereira Santos, 13 anos. Durante o Círculo Restaurativo, o estudante ficou emocionado e comentou como foi a chegada dele na nova escola. “Se não fosse o meu amigo aqui seria bem difícil de me adaptar. Mas logo ele chegou, me chamou para conversar, ficou perto de mim e isso fez toda a diferença”, recordou.

O amigo em questão era o aluno Ícaro Santos Silva, 11 anos. Ao perceber que Santos ficou emocionado ao compartilhar o assunto que o incomodava, Silva logo se aproximou e deu um abraço no colega de classe. “Fiquei orgulhoso de eles terem contado o que os deixava chateados. Eu já estive triste também. Sei como é. Então quando vi o Leandro emocionado quis de alguma forma mostrar que ele não se encontrava sozinho”, explicou.

União – Na EM Domingos Soares de Oliveira, a Coordenadoria de Ação Comunitária fez uma mobilização realizando o Círculo Restaurativo com todas as salas nos três períodos. A iniciativa ocorreu após pedido feito pela pedagoga comunitária da unidade, Ana Lúcia Pereira. As recentes questões relativas a violência dentro de escolas, que ocorreram em São Paulo e na região Sul do País, motivaram a profissional a solicitar esse atendimento especial.

De acordo com a pedagoga comunitária, o objetivo dos círculos foi o de levar debates sobre paz, diálogo e empatia para dentro das salas de aula. “Precisamos prevenir os nossos alunos e promover momentos para que os alunos conversem sobre e demonstrem esses tipos de ações e sentimentos uns com os outros. Coisa que, por vezes, na rotina de estudos e sala de aula não é possível trabalhar. Por isso, a necessidade dessa pausa”, destacou.

“Começamos com a mobilização na quarta-feira (3). Foram 16 salas de forma simultânea. Percebemos que não atingimos apenas os alunos, que são nosso ponto principal, mas também alcançamos os professores”, evidenciou Ana Lúcia. “Nós tivemos HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e a fala deles foi sobre quanto esse momento agregou. Porque eles perceberam formas diferenciadas de fazer a abordagem na sala de aula, o quanto pode tocar os estudantes por meio da conversa”.