Secretária de Educação assume coordenadoria de macrorregião na Undime

Professora Cida Cubilia também está como representante do polo regional

Por Daniel Elias | 12/5/2023

A secretária de Educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, foi empossada como representante do polo regional e coordenadora da macrorregião 2 da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A titular da pasta municipal ficará à frente dos cargos no biênio 2023-2024. A cerimônia ocorreu durante reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (12), durante o Bett Educar Brasil, na Expo Transamérica.

A professora Cida Cubilia assume o cargo de representante do polo regional da Undime que, até então, era ocupado pelo secretário de Educação de Bertioga, Rubens Mandetta Souza. Junta-se a ela, a titular da pasta da Educação em São Vicente, Nivea de Cássia Dutra Costa Marsili, será a suplente no polo regional neste mesmo período.

Como primeira ação à frente da macrorregião, que compreende as cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, Praia Grande sedia a reunião do Giro São Paulo da Undime. O encontro está marcado para ocorrer dia 1º de junho e contará com representantes das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Durante o evento, serão passadas informações sobre ações com parceiros e programas em regime de colaboração com os Governos Federal e Estadual e demais pautas para o fortalecimento da gestão educacional dos municípios.

Para a secretária de Educação Cida Cubilia, estar à frente da Undime neste período será uma oportunidade de fortalecer o discurso em busca de oferecer ensino cada vez mais com equidade. “Precisamos ter um olhar apurado para a gestão. Abranger e aprimorar as ações para que atendam às necessidades das cidades da Baixada Santista, bem como, do Vale do Ribeira”, definiu.

Demanda – Antes da sessão de posse dos novos membros da Undime, os presentes assistiram a palestras sobre diferentes temas. A jornalista Marta Avancini, que atua na Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca), conversou com os participantes sobre os pontos de atenção e recomendações na cobertura de ataques a escolas. Recentemente, o assunto veio à tona após dois casos que ocorreram em São Paulo e Santa Catarina.

De acordo com Marta Avancini, os veículos de comunicação precisam mudar a abordagem em pautas como essas. Um ponto seria de não focar na história do causador, pois existem pessoas que podem repetir a ação por se identificar com o perfil. Outra questão é de não expor de forma intensa o nome das vítimas para respeitar o momento das famílias. “Trazer um novo olhar para não contribuir com a proliferação da violência”.

O financiamento da educação foi outro assunto trazido para a reunião ordinária da Undime. O presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), Cesar Callegari, conversou com os participantes e apresentou estudos com projeções sobre Recursos do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Callegari trouxe informações sobre como os municípios precisam agir para conseguir recursos do Governo Federal como o Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) e Total (VAAT). “O novo Fundeb tem trazido ações que buscam a equidade para que possamos equiparar os valores repassados aos municípios. Podemos estar vivendo o início de uma nova fase no financiamento da educação no Brasil”.