Bispo Dom Tarcísio Scaramussa conhece unidade do Programa Conviver

Religioso fez uma série de visitas em serviços voltados ao acolhimento

Por Luciano Agemiro | 15/5/2023

Em visita a Praia Grande, na sexta-feira (12), o bispo responsável pela Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, conheceu os serviços do Programa Conviver e do Centro Dia do Idoso, voltados ao atendimento dos maiores de 50 anos da Cidade. A unidade escolhida para a visita foi o Conviver do Bairro Caiçara, uma das oito existentes e que funciona desde 2007.

O Bispo conheceu as instalações da unidade e conversou com os idosos que estavam no local. A visita do representante da igreja católica fez parte de uma agenda em que o religioso conheceu trabalhos humanitários da região. Dom Tarcísio Scaramussa é o responsável pela Diocese de Santos, cujas mais de 50 paróquias a elas ligadas estão localizadas nas nove cidades da Baixada Santista.

A visita do Bispo foi acompanhada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, que explicou sobre o funcionamento dos serviços e a história de como foram implantados na Cidade. “Começamos este trabalho em 1993, quando algumas idosas nos procuraram com a ideia. De lá para cá o serviço cresceu e só temos a festejar as tantas histórias de felicidade dos nossos idosos. Estamos honrados com a visita”.

O Bispo elogiou o serviço e disse que não sabia que a Cidade contava com essas unidades voltados ao atendimento dos mais velhos. “É bom uma Cidade ter esse olhar sobre os cidadãos e criar condições de atender bem. Toda cidade deveria providenciar isso. Assim cresce a condição de vida das pessoas. Isso é humanitário e muito bom. O Papa Francisco fala tanto que temos que valorizar o idoso, isso não é um favor, é agradecimento e reconhecimento do seu valor”.

Reconhecimento - Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

História - O programa Conviver foi criado há 30 anos para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem-estar e diminuíssem a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. No Conviver, os idosos podem fazer exercícios físicos, praticar esporte, jogar baralho, fazer artesanato ou até aprender a usar o computador para se atualizarem das novas tecnologias.

Atualmente há unidades nos bairros: Boqueirão, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta ligar no 3496-5038.