Munícipes podem agendar serviços da Prefeitura pelo site

Objetivo do sistema é desburocratizar os atendimentos

Por Ludmila Pilipavicius | 15/5/2023

Com o objetivo de desburocratizar os atendimentos aos munícipes e aprimorar os serviços, a Prefeitura de Praia Grande disponibilizou em seu site o Sistema de Agendamentos. Para utilizar o sistema, é preciso fazer um cadastro que será utilizado para todos os agendamentos que o usuário precise realizar, além de possibilitar o acesso a outros serviços da municipalidade.

O sistema foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Planejamento com base em sites de outros serviços que já disponibilizam agendamentos on-line. Tudo com o objetivo de facilitar a vida dos munícipes e turistas que precisem de serviços com agendamentos. Além disso, a iniciativa busca melhorar a qualidade dos serviços prestados, proporcionando mais comodidade e praticidade aos cidadãos, evitando filas e reduzindo o tempo de espera, o que resulta em uma organização mais eficiente do atendimento.

Por enquanto, estão disponíveis 49 serviços das secretarias de Urbanismo e Habitação, mas o sistema foi feito para abranger todas as secretarias municipais, sendo que algumas delas já estão em treinamento para operar o sistema. Em breve, o sistema também permitirá o agendamento de utilização de alguns espaços públicos, como os quiosques da Área de Lazer Ézio Dal’Ácqua, o Portinho.

Ao selecionar um serviço que já pode ser realizado de casa, sem a necessidade de agendamento, o sistema permitirá que o cidadão acesse diretamente o link para realização do serviço, evitando deslocamentos desnecessários e agilizando seu atendimento.

Para acessar o sistema de agendamento, o usuário deve entrar no site praiagrande.sp.gov.br e na área Serviços em Destaques encontrará o ícone Agendamentos. Em seguida, será necessário realizar um cadastro informando seus dados pessoais e uma senha, que será solicitada sempre que o usuário quiser realizar algum agendamento. Em seguida, o usuário poderá escolher a data e horário mais convenientes para o atendimento, recebendo logo após um e-mail de confirmação com todas as informações necessárias.

Todos os agendamentos realizados ficarão disponíveis para consulta no sistema, sendo possível verificar os detalhes do agendamento.

O lançamento do sistema de agendamento on-line faz parte da política de transformação digital e modernização do Município de Praia Grande, que vem investindo em tecnologias para aprimorar a gestão pública e facilitar o acesso aos serviços pelos cidadãos.

Vale lembrar que recentemente o site da Prefeitura passou por uma reformulação também com o objetivo de facilitar a navegação dos usuários e, consequentemente, aprimorar o atendimento oferecido aos munícipes.